Logo Passei Direto
Buscar
O vínculo de Freinet com a Educação. Freinet percebe o homem como um sujeito histórico, marcado pelos acontecimentos de seu tempo. Do mesmo modo, considera a educação um processo dialético, a partir do qual o homem se constrói na relação com seus pares, seus iguais. Além disso, Freinet compreende a educação como prática articulada à vida, ou seja, a educação necessita atuar de maneira a ligar os estudos formais ao trabalho.
Podemos dizer que Freinet fundamenta seus pensamentos nas ideologias marxistas de educação?
a) Para Freinet, o trabalho deve ser visto como um meio de instrumentalizar tecnicamente as reflexões da sociedade sobre o indivíduo, incluindo aí as próprias relações de exploração existentes no mundo do trabalho.
b) Freinet se alia ao pensamento pedagógico capitalista, e por esse motivo, sua preocupação centra-se na ideia de formação do homem historicamente determinado por suas relações estritamente pessoais e seus padrões culturais.
c) Freinet inspira-se no trabalho alienado e defende uma educação crítica que conduz o homem no caminho ao trabalho fragmentado e alienador.
d) Freinet defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, ou seja, dizia que a educação deveria permitir que cada sujeito social pudesse expressar seus sentimentos, acolhendo, ao mesmo tempo, os sentimentos dos outros sociais, reforçando ainda mais sua ideia de uma pedagogia solidária e cooperativa.
e) Freinet apoiava um ensino elitista ou classificatório, mas sim um ensino pautado na experiência que pudesse preparar o aluno (de qualquer realidade socioeconômica) para o convívio social, defendendo o trabalho cooperativo como fundamental no alcance desse objetivo.
User badge image
Didaticamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a que melhor representa o pensamento de Freinet em relação à educação e suas influências. a) Para Freinet, o trabalho deve ser visto como um meio de instrumentalizar tecnicamente as reflexões da sociedade sobre o indivíduo, incluindo aí as próprias relações de exploração existentes no mundo do trabalho. - Essa opção toca em aspectos do trabalho e suas relações, mas não captura completamente a essência do pensamento de Freinet. b) Freinet se alia ao pensamento pedagógico capitalista, e por esse motivo, sua preocupação centra-se na ideia de formação do homem historicamente determinado por suas relações estritamente pessoais e seus padrões culturais. - Essa afirmação é incorreta, pois Freinet critica o modelo capitalista e busca uma educação mais inclusiva e cooperativa. c) Freinet inspira-se no trabalho alienado e defende uma educação crítica que conduz o homem no caminho ao trabalho fragmentado e alienador. - Essa opção não reflete o pensamento de Freinet, que busca uma educação libertadora e não alienante. d) Freinet defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, ou seja, dizia que a educação deveria permitir que cada sujeito social pudesse expressar seus sentimentos, acolhendo, ao mesmo tempo, os sentimentos dos outros sociais, reforçando ainda mais sua ideia de uma pedagogia solidária e cooperativa. - Esta opção está alinhada com os princípios de Freinet, que valoriza a expressão e a cooperação. e) Freinet apoiava um ensino elitista ou classificatório, mas sim um ensino pautado na experiência que pudesse preparar o aluno (de qualquer realidade socioeconômica) para o convívio social, defendendo o trabalho cooperativo como fundamental no alcance desse objetivo. - Embora mencione o trabalho cooperativo, a parte sobre ensino elitista é contraditória ao pensamento de Freinet. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o pensamento de Freinet em relação à educação é: d) Freinet defendia a livre expressão como um princípio pedagógico, ou seja, dizia que a educação deveria permitir que cada sujeito social pudesse expressar seus sentimentos, acolhendo, ao mesmo tempo, os sentimentos dos outros sociais, reforçando ainda mais sua ideia de uma pedagogia solidária e cooperativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Emília Ferreiro aponta a construção do conhecimento, ou melhor, o construtivismo, como suporte teórico privilegiado para a explicação do processo de escrita, uma vez que para escrever é necessário que realizemos constantes interações com o meio que nos cerca e com os códigos linguísticos que representam o que desejamos denominar.
Segundo Ferreiro, como podemos evitar os erros mais comuns em relação ao processo de ensino de crianças em classes de alfabetização?
a ) Segundo Ferreiro, devemos ter cuidado, pois o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento e constitui um aspecto desses processos na organização cultural (e portanto, humana) das funções psicológicas.
b ) Segundo Ferreiro, o aprendizado está diretamente ligado à família, construído no sentido de desenvolver atenção e respeito.
c ) Segundo Ferreiro, devemos tomar conhecimento das teorias psicológicas, das práticas pedagógicas e das metodologias voltadas à compreensão da maneira como a criança lida com o seu próprio processo de desenvolvimento em relação à escrita.
d ) Para Ferreiro, devemos tomar conhecimento das funções psicológicas, das teorias das práticas medalhísticas e das metodologias voltadas à compreensão da maneira como a criança lida com o seu próprio processo de desenvolvimento em relação à comunicação.
e ) Segundo Ferreiro, devemos tomar conhecimento das teorias psicomotoras, das práticas medalhísticas e das metodologias voltadas à compreensão da maneira como a criança lida com o seu processo de desenvolvimento em relação ao seu meio.

Ausubel também se preocupa em classificar as aprendizagens significativas por força de atração organizativa, ou seja, procurando demonstrar se a pressão para a ocorrência da aprendizagem partiu dos conhecimentos anteriores já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, se partiu dos novos conhecimentos ou se partiu de ambos.
A que tipo de subordinação está atrelada a aprendizagem?
a ) Está intimamente subordinada aos instrumentos da atividade psicológica.
b ) Está diretamente subordinada à obrigação pelas atividades de formação da sociedade com base no trabalho.
c ) Está subordinada aos processos na organização cultural.
d ) Está subordinada ao conhecimento anterior, ou seja, depende do conhecimento prévio para poder se ancorar (fixar).
e ) Está subordinada à família, construída no sentido de desenvolver atenção e respeito.

A aprendizagem significativa é um conceito central na teoria de Ausubel e, como tal, é em torno desse conceito que ele formula várias outras noções sobre o processo de aprender. O primeiro conceito a ser compreendido é o de elementos subsunçores, que nada mais são que elementos facilitadores do processo de aprender. Tais elementos são representados pelos conhecimentos prévios e por conceitos anteriores já formulados pelo aprendiz.
Qual a importância dos elementos subsunçores no aprendizado?
a ) São elementos subsunçores aqueles utilizados pelo professor para auxiliar na organização do conhecimento, a ser construído pelo aluno.
b ) São os elementos subsunçores utilizados pelo professor para auxiliar na disciplina em sala, construindo a atenção e o respeito.
c ) São os elementos subsunçores construídos pelo aluno que auxiliam no seu aprendizado e estão diretamente ligados às obrigações extra-sala.
d ) São os elementos subsunçores e psicológicos muito utilizados pelos professores no auxílio do desenvolvimento do aprendizado. Esses elementos estão intimamente relacionados à atividade psicológica.
e ) Os elementos subsunçores são pouco usados por professores para auxiliar na organização do aprendizado.

Inicialmente, Piaget trabalhou com dois psicólogos franceses, Alfred Binet e Théodore Simon, que por volta de 1905 tentavam elaborar um instrumento para medir a inteligência das crianças que frequentavam as escolas francesas. Piaget concebeu, então, que a criança possui uma lógica de funcionamento mental que difere qualitativamente da lógica do funcionamento mental do adulto.
Quais são os fatores básicos responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental?
a ) São quatro os fatores básicos responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte: a maturidade e o sistema nervoso, a interação social, a experiência física com objetos e, principalmente, a equilibração.
b ) São quatro os fatores básicos responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte: memória, atenção, vida de aprendiz e inteligência.
c ) São quatro os fatores básicos responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte: a maturidade e o sistema nervoso, a interação social, a experiência e aceitação dos objetos e, principalmente, a equilibração.
d ) São quatro os fatores básicos responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte: equilíbrio, obediência, aceitação e disciplina para o cumprimento das normas.
e ) São quatro os fatores básicos responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte: a maturidade e o sistema nervoso, a interação social, a experiência física com objetos e, principalmente, projetos futuros.

O conceito de aprendizagem em espiral relaciona-se com a ideia de Bruner de favorecer a aprendizagem a partir da compreensão da forma como os estudantes interpretam o mundo, a partir de suas representações. Desse modo, ligando tal ideia à estrutura da matéria, Bruner propõe uma forma de apresentação dos conteúdos que leve em consideração as etapas de representação dos alunos, bem como a forma como cada um se relaciona com o conteúdo apresentado.
Qual a ideia central da proposta do currículo em espiral?
a ) Estruturar o conteúdo do ensino a partir dos conceitos mais gerais e essenciais da matéria, ou seja, indo dos conceitos mais gerais para os conceitos mais específicos, aumentando cada vez mais a complexidade das informações apresentadas.
b ) A estrutura do conteúdo está intimamente relacionada aos processos de desenvolvimento das funções psicológicas.
c ) Estrutura de aprendizado: construído no sentido de desenvolver responsabilidade juntamente com a idade do aluno.
d ) A estrutura do conteúdo em espiral: o aprendizado está diretamente ligado à obrigação pela base no trabalho.
e ) A estrutura do aprendizado está intimamente relacionada aos instrumentos da atividade psicológica, que irão evoluindo à medida do seu desenvolvimento.

Em seu livro Pedagogia da Esperança, Paulo Freire nos leva a compreender que todos podem alcançar uma pedagogia libertadora, uma vez que consigamos sensibilizar nossos olhares e desvelar o mundo, descobrindo tudo o que se esconde atrás da nossa realidade e buscando ler as razões da violência, da pobreza, das desigualdades sociais etc.
A que Paulo Freire se refere nesta citação?
a ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária; a educação, não apenas um meio para o letramento, mas, sim, uma forma de alfabetização para a vida, diante da qual, um dia, seremos todos agentes políticos, verdadeiros cidadãos entendedores de nossas realidades e participantes ativos do processo de (re)construção social.
b ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos todos usar a comunicação como ferramenta para o crescimento pessoal e respeitoso.
c ) Para Paulo Freire o ato de ensinar é central na vida de qualquer educador. Já o aprendizado está intimamente relacionado aos processos de desenvolvimento pessoal.
d ) A esperança da qual nos fala Paulo Freire é a esperança de um dia podermos ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
e ) A educação não é apenas um meio para a socialização, mas, sim, uma forma de respeito à vida, diante da qual, um dia, seremos todos verdadeiros cidadãos participantes ativos do processo do social.

No processo de aprendizagem é necessário que a criança esteja motivada para que se interesse por uma atividade. E essa motivação influencia no seu processo de aprendizagem e na construção de ideias e convicções próprias, integrando-se à sua personalidade. Vale ressaltar que o brincar aparece também definido como jogo na teoria piagetiana. Assim, ao longo do período infantil, Piaget observou três sucessivos sistemas de jogo.
Quais são esses sistemas?
a ) O jogo de exercício, o jogo simbólico e o jogo de raciocínio.
b ) O jogo de exercício, o jogo simbólico e o jogo de regras.
c ) O jogo de memória, o jogo simbólico e o jogo de atenção.
d ) O jogo de atenção, o jogo de memória e o jogo de adivinhar.
e ) O jogo de exercício, o jogo de regras e o jogo de disciplina.

Segundo Vygotsky, a linguagem abre caminhos para a zona de desenvolvimento proximal, isto é, ajuda a criança a avançar de um nível de desenvolvimento real para uma área de potencialidades por meio da mediação realizada pelo outro. Dessa forma, podemos dizer que Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que o ser humano se constitui como tal na sua relação com o outro social, em que a cultura se torna parte da natureza humana, num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem (OLIVEIRA, 1995, p. 24).
Esse caminho traz qual importância no processo da consciência humana?
a ) Vygotsky destaca o lugar das interações sociais como espaço privilegiado de construção de sentidos e, portanto, da linguagem como criação do sujeito. Considera o pensamento e a linguagem a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.
b ) Para Vygotsky, a linguagem está intimamente relacionada aos processos de desenvolvimento na organização pessoal, abrindo espaço para a relação entre as pessoas e o mudo onde vivem, facilitando a troca de conhecimento e preservando a cultura.

Método de aprendizagem. Qual seria e como funciona esse novo método?
a ) O construtivismo. O lema do Movimento Escolanovista passou, então, a ser 'aprender a aprender', uma vez que, com base nas teorias construtivistas, o aluno está sempre construindo o seu conhecimento de maneira ativa.
b ) Projetos futuros. Para que o professor possa trabalhar, suas turmas devem ser pequenas, com poucos alunos.
c ) Obediência. Faz-se necessário que existam recursos pedagógicos diferenciados para se trabalhar aceitação e disciplina, para o cumprimento das normas.
d ) O escolanovismo, ao ser um modelo liberal de educação por promover o classicismo, ou seja, a diferença entre as classes, uma vez que só pode ter acesso a uma escola construtivista quem pode pagar por ela.
e ) Memória. Para ser implementado, esse modelo educacional necessita que os ambientes escolares e seus espaços físicos estejam adequados ao processo de prender a atenção, à vida de aprendiz e à inteligência.

Mais conteúdos dessa disciplina