Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Colégio Objetivo
A multicultura refere-se a diferentes grupos sociais, enquanto que o multiculturalismo denota estratégias políticas para lidar com problemas sociais específicos.
Sobre o multiculturalismo crítico, assinale a alternativa CORRETA:
A Pugna pela assimilação da diferença às tradições e aos costumes da maioria.
B Integra os diferentes grupos culturais o mais rápido possível a uma sociedade majoritária, em uma concepção de cidadania individual e universal.
C Foca na solução dos problemas culturais da minoria, atendendo aos interesses do centro.
D Prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre o multiculturalismo crítico, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Pugna pela assimilação da diferença às tradições e aos costumes da maioria. - Esta opção sugere uma abordagem que não é crítica, mas sim assimilacionista, o que não se alinha com o multiculturalismo crítico. B) Integra os diferentes grupos culturais o mais rápido possível a uma sociedade majoritária, em uma concepção de cidadania individual e universal. - Essa alternativa também reflete uma abordagem mais assimilacionista e não crítica. C) Foca na solução dos problemas culturais da minoria, atendendo aos interesses do centro. - Essa opção sugere uma abordagem que não é verdadeiramente crítica, pois ainda prioriza os interesses do grupo dominante. D) Prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência. - Esta alternativa reflete uma abordagem crítica, que reconhece as desigualdades de poder e busca entender e resistir às opressões. Portanto, a alternativa correta sobre o multiculturalismo crítico é: D) Prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de aculturação não significa abandono de uma cultura em detrimento de outra, mas o acolhimento da outra cultura como parte de seu contexto cultural no que tange às multiculturas. Vimos muito isso na culinária oriental trazida ao Brasil, nas comidas típicas de outros países ou regiões brasileiras que contribuem com suas músicas, vestuários, danças, entre outros. A globalização envolve um contexto mundial com propósito de expandir a questão econômica, política, social, cultural e tecnológica. A comunicação tecnológica foi o alvo de toda essa expansão.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode ser útil fazer aqui uma distinção entre o “multicultural” e o “multiculturalismo”. Multicultural é um termo qualificativo.
( ) Descreve as características sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retêm algo de sua identidade “original”.
( ) Em contrapartida, o termo “multiculturalismo” é substantivo. Refere-se às estratégias e às políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais.
( ) Ambos os termos são hoje interdependentes, de tal forma que é praticamente impossível separá-los. Contudo, o “multiculturalismo” apresenta algumas dificuldades específicas.
A F - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - V - V - V.
D V - V - F - F.

Há poucas décadas que se discute educação de forma mais ampla, com suas ramificações educacionais, sendo elas: educação formal, não formal e informal. Estudiosos tramam discussões das quais o ser humano em determinado contexto educacional se relaciona, internalizando aquilo que torna importante levar para a vida pessoal e/ou profissional. Na atual conjuntura, em que a tecnologia proporciona uma fonte de informações inerentes ou não na trama do aprender, lançam-se as fontes vivas que estão em nosso entorno, os patrimônios cultural e natural que dialogam e propõem ao sujeito fazer conexões constantes consigo, na relação com o outro e com o meio onde está inserido, em um desafiar constante sobre refletir o ser e estar no mundo.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sendo a educação o caminho para a transformação social, permeia discussões no mundo todo de forma veemente na segunda metade do século XX. Estudiosos viam a educação formal, ou seja, a escola sendo (e de fato não era mais) a panaceia da educação.
( ) Questões pensadas há pouco mais de meio século mostram que podem existir outros meios e ambientes educacionais, complementares à educação formal. Vários fatores podem ter desencadeado novas vias do aprender, como fatores econômicos, sociais, tecnológicos e culturais, gerando novas aberturas educacionais.
( ) A educação não formal é uma atividade sem intencionalidade, com outra organização, sistema e tempo, podendo ser encontrada nos trabalhos comunitários e atividades culturais, fora do âmbito escolar, não integrando os conhecimentos da educação formal.
( ) Entende-se por educação formal o contexto escolar, com conteúdos e metodologias, desenvolvendo habilidades e competências, disciplina, além de uma certificação na Educação Básica ou titulação acadêmica.
A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Pautados nos direitos humanos, entendemos que todos têm o direito à educação. A partir daí, enfrentamos um desafio. Quem são todos? Ora, todos são todos, independentemente de questões relativas à etnicidade, ao gênero, à religião, entre outros. Então, devemos saber lidar com as diferenças em sala de aula, respeitando o individualismo de cada sujeito sem torná-lo diferente, não é? No entanto, eis o grande desafio, entender o sujeito em seu processo individual e coletivo ao mesmo tempo. E, ainda, ensinar considerando as diferentes formas de aprender, representar e utilizar o conhecimento, sem enxergar os indivíduos como uma coletividade social.
Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Piaget, Paulo Freire, Gardner e Papert são unânimes em reconhecer que o conhecimento decorre das interações produzidas entre o sujeito e o objeto, de uma interação solidária entre ambos, que se constrói por força da ação do sujeito sobre o meio físico e social e pela repercussão dessa ação sobre o sujeito.
( ) Os pensadores reconhecem a existência de uma dimensão individual e, ao mesmo tempo, coletiva, dinâmica, sistêmica e aberta entre sujeito e objeto e sujeitos entre si.
( ) Os pensadores pugnam pelo entendimento do sujeito ser entendido na ambiguidade do individual e do coletivo, respeitando as formas diferentes que se expressam nos contextos e de como se aglutinam nos grupos de convívio, formando uma consciência coletiva.
A V - V - V.
B F - F - V.
C V - F - F.
D F - V - F.

Há vários tipos de educação, como formal, não forma e informal, todos com suas peculiaridades e suas diferentes características.
Com base nos resultados de uma educação não formal, analise as sentenças a seguir:
I- Consciência e organização de como agir em grupos coletivos.
II- Construção e reconstrução de concepção de mundo e sobre o mundo.
III- Contribuição para um sentimento de identidade com uma dada comunidade.
IV- Forma o indivíduo para a vida e suas adversidades (e não apenas capacitação para entrar no mercado de trabalho).
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina