Logo Passei Direto
Buscar
Os sais de cálcio podem se depositar em diversos tecidos mortos, degenerados, que estão morrendo ou, então, em órgãos e estruturas normais. Esse processo é conhecido como calcificação patológica, sendo dividida sob duas principais formas: distrófica e metastática.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre calcificações patológicas, analise as afirmativas a seguir.
I. A coloração histológica de von Kossa é utilizada para identificar a calcificação nos tecidos.
II. A calcificação identificada em tecidos moles necrosados é classificada como distrófica.
III. Na calcificação distrófica identifica-se alteração nos níveis plasmáticos de cálcio.
IV. A calcificação metastática também é denominada localizada.
II e III.
III e IV.
I e III.
II e IV.
I e II.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A coloração histológica de von Kossa é utilizada para identificar a calcificação nos tecidos. Verdadeiro, essa coloração é um método clássico para detectar depósitos de cálcio em tecidos. II. A calcificação identificada em tecidos moles necrosados é classificada como distrófica. Verdadeiro, a calcificação distrófica ocorre em tecidos que estão necrosados ou danificados, independentemente dos níveis de cálcio no sangue. III. Na calcificação distrófica identifica-se alteração nos níveis plasmáticos de cálcio. Falso, a calcificação distrófica ocorre em tecidos com níveis normais de cálcio no plasma, pois é um processo que não depende da hipocalcemia ou hipercalcemia. IV. A calcificação metastática também é denominada localizada. Falso, a calcificação metastática refere-se à deposição de cálcio em tecidos normais devido a níveis elevados de cálcio no sangue e não é considerada localizada. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Em um rebanho de 40 búfalos, cinco apresentaram emagrecimento progressivo, dorso arqueado, marcha rígida, por vezes com dificuldade para se levantar e locomover [...]. Três animais recuperaram-se parcialmente e dois foram eutanasiados in extremis. Os principais achados de necropsia foram calcificações de tecidos moles, principalmente em artérias de grande e médio calibres. A presença de S. glaucophyllum nas pastagens, os sinais clínicos, além dos achados ultrassonográficos e patológicos envolvendo múltiplas calcificações de tendões e outros tecidos, são compatíveis com intoxicação por Solanum glaucophyllum.” Fonte: SANTOS, C. E. P. et al. Intoxicação natural por Solanum glaucophyllum (Solanaceae) em búfalos no Pantanal Matogrossense. Pesquisa Veterinária Brasileira, [s.l.], v. 31, n. 12, p. 1053-1058, 2011.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre calcificação patológica, analise as afirmativas a seguir.
I. A calcificação presente nestes búfalos é um exemplo de calcificação distrófica.
II. A doença se desenvolveu devido à presença de glicosídeos nas plantas, que apresentam ações similares à vitamina D ativa.
III. Histologicamente, as lesões na aorta se caracterizaram por deposição de material eosinofílico amorfo.
IV. Na necropsia, a aorta estava endurecida e com deposição de placas esbranquiçadas, que ao corte apresentam aspecto arenoso.
II e III.
II e IV.
I e II.
I e III.
III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina