Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Na passagem – José Dias tratava-me com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que consegui logo que comecei a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fez-se pajem, ia comigo à rua. –, o relato se dá pela perspectiva do narrador. Caso o narrador fosse José Dias, o enunciado assumiria a seguinte redação, de acordo com a norma-padrão:
(A) Tratava ele com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que consegui, logo que ele começou a andar fora, foi dispensar-lhe o pajem; fez-me pajem, ia comigo à rua.
(B) Tratava-o com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi que lhe dispensasse o pajem; fiz-me pajem, ia com ele à rua.
(C) Tratava-lhe com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fiz-lhe pajem, ia consigo à rua.
(D) Tratava à ele com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi dispensar o pajem dele; fiz-me pajem, ia comigo à rua.
(E) Tratava-o com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi que me dispensasse o pajem; fiz-me pajem, ia consigo à rua.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a norma-padrão da língua portuguesa e a mudança de perspectiva do narrador para José Dias. (A) "Tratava ele com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que consegui, logo que ele começou a andar fora, foi dispensar-lhe o pajem; fez-me pajem, ia comigo à rua." - A construção "dispensar-lhe" não é adequada, pois o correto seria "dispensar o pajem". (B) "Tratava-o com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi que lhe dispensasse o pajem; fiz-me pajem, ia com ele à rua." - Aqui, a construção "que lhe dispensasse" não se encaixa bem na mudança de perspectiva. (C) "Tratava-lhe com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fiz-lhe pajem, ia consigo à rua." - A construção "tratava-lhe" não é correta, o correto seria "tratava-o". (D) "Tratava à ele com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi dispensar o pajem dele; fiz-me pajem, ia comigo à rua." - A expressão "à ele" está errada, o correto é "a ele". (E) "Tratava-o com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi que me dispensasse o pajem; fiz-me pajem, ia consigo à rua." - Esta opção mantém a coerência e a correção gramatical, além de respeitar a mudança de perspectiva. Após a análise, a alternativa correta é: (E) "Tratava-o com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que conseguiu, logo que começou a andar fora, foi que me dispensasse o pajem; fiz-me pajem, ia consigo à rua."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas passagens – A medida faz parte da estratégia para zerar, em 2050, as emissões de carbono. (1o parágrafo) – e – ... se a energia das baterias provier de fontes emissoras de carbono, como usinas alimentadas com carvão mineral, óleo ou gás natural. (4o parágrafo) –, os termos destacados estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de
(A) consequência e comparação.
(B) finalidade e exemplificação.
(C) finalidade e condição.
(D) consequência e causa.
(E) condição e exemplificação.

Na passagem – ... am, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia, meio sério para dar autoridade à lição... –, a regência e o sentido das formas verbais destacadas mantêm-se inalterados, se elas forem substituídas, correta e respectivamente, por:
(A) dispensavam; alterava; coibir.
(B) enfatizavam; arrumava; excluir.
(C) ocultavam; discordava; solicitar.
(D) exigiam; divergia; estabelecer.
(E) precisavam; consertava; conferir.

De acordo com as informações do texto, quanto à atuação das redes sociais no Brasil no que diz respeito aos crimes estimulados virtualmente, é correto afirmar que elas
(A) contêm volume inexpressivo de grupos que incitam a violência entre os jovens.
(B) estão alinhadas à legislação do país, sendo extremamente rigorosas com os usuários.
(C) se omitem em relação a esses crimes, devido à falta de uma legislação específica.
(D) estimulam a propagação de discursos de ódio, porque a maioria da sociedade os quer.
(E) abrigam hashtags relacionadas a conteúdo de violência contra várias escolas no país.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) para ... em ... em
(B) a ... com ... com
(C) a ... de ... de
(D) em ... sobre ... a
(E) de ... pela ... de

Mais conteúdos dessa disciplina