Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Um escritor espanhol, conhecido por sua preocupação com o idioma, produziu a seguinte frase: "Estudar latim é como colocar as palavras para fazer ginástica". Isso significa que:
(A) o estudo de latim é hoje uma tarefa inútil, pois os estudos históricos perderam valor;
(B) o conhecimento do latim melhora a qualidade redacional de nossos textos;
(C) estudar a língua latina faz com que se acrescentem muitos novos vocábulos aos dicionários;
(D) o aprendizado da língua latina é indispensável para o conhecimento de nosso próprio idioma;
(E) estudar latim faz com que aprofundemos o conhecimento das palavras.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A frase "Estudar latim é como colocar as palavras para fazer ginástica" sugere que o estudo do latim é uma forma de exercitar e aprimorar o uso da língua, assim como a ginástica fortalece o corpo. Isso implica que o conhecimento do latim contribui para uma melhor compreensão e uso do idioma. Analisando as alternativas: (A) O estudo de latim é hoje uma tarefa inútil, pois os estudos históricos perderam valor - Esta opção não reflete a ideia de que estudar latim é benéfico. (B) O conhecimento do latim melhora a qualidade redacional de nossos textos - Esta opção está alinhada com a ideia de que estudar latim ajuda a aprimorar a escrita. (C) Estudar a língua latina faz com que se acrescentem muitos novos vocábulos aos dicionários - Embora o latim tenha influenciado o vocabulário, essa opção não é o foco da frase. (D) O aprendizado da língua latina é indispensável para o conhecimento de nosso próprio idioma - Embora o latim seja importante, a frase não diz que é indispensável. (E) Estudar latim faz com que aprofundemos o conhecimento das palavras - Esta opção também está relacionada, mas não é tão direta quanto a (B). A alternativa que melhor reflete a ideia da frase é: (B) o conhecimento do latim melhora a qualidade redacional de nossos textos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

“Por que você escreve? A essa pergunta Balzac respondeu: para ser rico e célebre. Outros responderão certamente: porque é um ato necessário a meu equilíbrio psíquico, eu escreveria mesmo que eu não fosse publicado. Essas são as duas respostas extremas. Eu direi quanto a mim: para ser lido. Eu me considero como um artesão em sua oficina, aperfeiçoando esse objeto manufaturado destinado a ser vendido, um livro. Um livro é uma criação, que comporta um primeiro e um segundo grau. No primeiro, eu invento uma história e personagens. No segundo, o leitor se apoia no que inventei e persegue minha criação para torná-la sua. E como toda criação traz alegria, há para mim uma dupla felicidade: a de criar e a de suscitar uma criação entre meus leitores. Eu acendo um fogo que me dá calor e luz, mas eu o expando e observo milhões de pequenas luzes tremulando sobre toda a terra, feitas nos espíritos e corações por minhas obras” (Michel Tournier, Libération, 1985). Sobre a significação desse pequeno texto, é correto afirmar que:
(A) segundo o texto, no fundo, todos escrevem pelo mesmo motivo: tornarem-se ricos e célebres;
(B) em resumo, os escritores pretendem trazer felicidade aos homens, mesmo que não sejam publicados;
(C) o autor do texto responde à pergunta inicial, apoiado em sua experiência pessoal, destacando o poder da criação;
(D) escrever é uma experiência que requer dedicação e trabalho a fim de que o livro possa ser amplamente consumido;
(E) os autores criam histórias e personagens para que os leitores se sintam motivados a criarem os seus.

Mais conteúdos dessa disciplina