Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como "diktat". Ele mencionava, em seu art. 427, os princípios fundamentais do Direito do Trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o primeiro princípio:
A O empregado deve ser juridicamente tido como a parte mais forte do contrato.
B O trabalho não pode ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio.
C O empregado deve ser juridicamente tido como a parte mais frágil do contrato.
D O trabalho pode ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Analisando as alternativas sobre os princípios fundamentais do Direito do Trabalho mencionados no Tratado de Versalhes, podemos considerar o contexto histórico e os objetivos do tratado. A alternativa correta deve refletir a visão de proteção ao trabalhador, que é um dos princípios fundamentais do Direito do Trabalho. Vamos analisar as opções: A) O empregado deve ser juridicamente tido como a parte mais forte do contrato. - Essa afirmação não é correta, pois o trabalhador geralmente é visto como a parte mais frágil na relação de trabalho. B) O trabalho não pode ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio. - Esta afirmação está alinhada com a ideia de que o trabalho deve ser valorizado e não tratado como um simples produto. C) O empregado deve ser juridicamente tido como a parte mais frágil do contrato. - Embora essa afirmação seja verdadeira em muitos contextos, não é o primeiro princípio mencionado no tratado. D) O trabalho pode ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio. - Esta afirmação é contrária aos princípios de proteção ao trabalhador. Diante da análise, a alternativa correta que apresenta o primeiro princípio do Direito do Trabalho mencionado no Tratado de Versalhes é: B) O trabalho não pode ser considerado como mercadoria ou artigo de comércio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O trabalho é inerente ao homem, tanto que desde a Antiguidade o homem primitivo busca de forma incessante meios de satisfazer suas necessidades, por exemplo, saciar sua fome, abrigar-se e defender-se, através de uma forma de trabalho. Assim, pode-se destacar que o trabalho é tão antigo quando o homem e este utilizava-se de suas mãos como instrumento da luta pela sobrevivência. Sobre a evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em 1919, as transformações que vinham ocorrendo na Europa em decorrência da Primeira Guerra Mundial e o aparecimento da OIT incentivaram a criação de normas trabalhistas em nosso país.
II- No ano de 1934, foi promulgada a primeira Constituição brasileira a tratar especificamente do Direito do Trabalho. Esta Constituição possuía as seguintes garantias: liberdade sindica, isonomia salarial, salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho das mulheres e menores, repouso semanal, férias anuais remuneradas.
III- Em 1937, cria-se o Ministério do Trabalho Indústria e Comércio, órgão que passou a expedir decretos sobre profissões, trabalho de mulheres, salário mínimo.
IV- Em 1943, foi editado o Decreto-lei, nº 5.452, que estabeleceu a Consolidação da Leis do Trabalho (CLT).
a) As sentenças I, III e IV são corretas.
b) As sentenças I, II e IV são corretas.
c) As sentenças I, II e III são corretas.
d) As sentenças II, III e IV são corretas.

Benefícios consistem em prestações pecuniárias pagas pela Previdência Social aos segurados ou aos seus dependentes de forma a atender a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; a proteção à maternidade, especialmente à gestante; ao salário-família e ao auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e a pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. As prestações pecuniárias continuadas, denominadas benefícios, são pagas de forma continuada.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Embora pagos de forma continuada, a característica fundamental desses benefícios é a transitoriedade, salvo a pensão por morte. ( ) No caso de haver a cessação da incapacidade para o trabalho, cessa a percepção do benefício previdenciário e o empregado/segurado deve retornar para o serviço imediatamente, deixando o contrato de trabalho de ser considerado suspenso. ( ) Esta indenização acidentária, paga em forma de benefícios previdenciários, tem o seu valor predeterminado pela legislação. ( ) Sua base de cálculo é o salário de benefício que, por sua vez, é obtido mediante a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 70% de todo o período contributivo.
a) F - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho realizado em casa nos finais de semana.
( ) Caso o empregado/beneficiário-segurado sofra acidente do trabalho que o incapacite para as atividades, terá direito ao benefício denominado auxílio-doença acidentário a partir do 16° dia da inatividade, pago pelo INSS.
( ) Nos primeiros quinze dias de afastamento, quem paga o salário do trabalhador é o empregador.
( ) O empregado acidentado, quando consolidadas as lesões sofridas, cessadas as perturbações funcionais e tiver reduzida a sua capacidade para o trabalho, terá direito ao benefício do auxílio-acidente equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor do salário de benefício.
A F - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - V - V - F.
D V - F - F - V.

Carlos foi contratado através de uma empresa terceirizada para trabalhar como eletricista em uma determinada empresa do setor elétrico. Ele trabalhou nessas condições por cinco anos. Após ser dispensado, Carlos moveu uma Reclamação Trabalhista para reconhecimento de vínculo empregatício diretamente com a empresa do setor elétrico. Em sua defesa, a empresa nega o vínculo empregatício, pois a relação havida com Carlos era regulada através de contrato de prestação de serviços especializados e, portanto, ele estaria submetido a tal contrato. Na sentença, o juiz reconheceu o vínculo empregatício de Carlos com a empresa do setor elétrico.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o Princípio do Direito do Trabalho que reconheceu o vínculo empregatício de Carlos com a empresa do setor elétrico:
a) Princípio da condição mais benéfica.
b) Princípio da primazia da realidade.
c) Princípio da norma mais favorável.
d) Princípio da continuidade da relação de emprego.

Acidente do trabalho acontece quando do exercício do trabalho pelo empregado ao empregador e, ocorrem lesões corporais ou perturbações funcionais, resultantes em morte, perda ou redução, permanente ou temporária, das capacidades físicas ou mentais do trabalhador.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho realizado em casa nos fins de semana.
( ) São considerados acidentes de trabalho os atos praticados por terceiros ou colegas de trabalho, desde que ocorridos no local e no horário de trabalho, decorrentes de disputa relacionada ao trabalho, seja em razão de agressão, sabotagem ou terrorismo, seja por ato de imprudência, negligência ou imperícia.
( ) São equiparados a acidentes de trabalho os que acontecem fora do local e horário de trabalho, estando o empregado sob autoridade da empresa, inclusive para estudo, e mesmo que este esteja utilizando seu próprio veículo.
( ) São considerados acidentes de trabalho aqueles que ocorrem no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - V.
c) F - F - F - V.
d) V - F - F - F.

A relação objetiva evidenciada pelos fatos define a verdadeira relação jurídica estipulada pelos contratantes, ainda que prevista de forma diversa em documento firmado pelas partes.
A que princípio se refere essa afirmação?
A Primazia da realidade.
B In dubio pro operario.
C Eventualidade.
D Presunções favoráveis ao trabalhador.

O artigo 198 dispõe que é de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o peso máximo que uma mulher pode remover individualmente:
A 25 kg para atividades contínuas e de 20 kg para atividades eventuais.
B 30 kg para atividades contínuas e de 35 kg para atividades eventuais.
C 20 kg para atividades contínuas e de 25 kg para atividades eventuais.
D 35 kg para atividades contínuas e de 25 kg para atividades eventuais.

A lei é a norma que se dirige a todas as pessoas, em todo o território nacional (se for Lei federal, ou lei nacional), ou aos respectivos territórios dos estados e municípios (se for lei estadual ou municipal). Ela tem por finalidade regular as relações sociais, dizer o que é meu, o que é seu e o que é dele. Ela busca dizer o que devemos ou o que não devemos fazer, conforme o caso. Muitas vezes nos diz o que é permitido - ou seja, não diz nem o que deve, e nem o que não deve, mas autoriza a fazer o que melhor nos convier. O fato é que a Lei procura regular a nossa vida, de uma maneira que possamos viver tendo respeitada a nossa liberdade e a nossa propriedade, ao mesmo tempo respeitando a liberdade e a propriedade das outras pessoas. Além disso, muitas vezes a lei procura criar mecanismos que possibilitem a liberdade e a propriedade para quem não as têm. É uma forma que o ser humano encontrou de garantir a sua existência pacífica em sociedade.
Com relação às Leis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A promulgação é o ato de sancionar a lei. ( ) A autoridade que promulga a Lei pode ser o presidente da República, se for este o regime adotado, ou o primeiro ministro, ou, em alguns casos, o presidente do Congresso. Depende do regime constitucional. ( ) A legislação que trata da segurança do trabalho é a CLT. ( ) A publicação destina-se a tornar a lei conhecida. A publicação não garante que a lei que se torne obrigatória.
a) V - V - F - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

Lei é a espécie normativa de uso exclusivo do Poder Legislativo, tem a característica de generalidade e abstração. Decreto serve para regulamentar uma lei e é privativo do chefe do poder executivo. Já as Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos. As portarias possuem fundamento de validade em Decretos, que por sua vez encontra fundamento de validade nas leis.
Com relação às leis, decretos, normas e portarias, analise as afirmativas a seguir:
I- A lei é a forma de que se reveste a norma ou um conjunto de normas dentro do ordenamento.
II- A promulgação é o ato de sancionar a lei, é o ato que lhe confere tecnicamente a entrada no universo do ordenamento.
III- A distinção entre a lei e o decreto é que a lei não obriga a fazer ou deixar de fazer, e o decreto sim.
IV- Uma das principais funções do decreto é regulamentar a Lei.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Ocupando sempre o papel de subordinada, a mulher ao longo dos anos e desde o início da civilização sofreu com a opressão e discriminação em razão do gênero e pela forma da sociedade compreender seu papel, pois em tempos remotos a sociedade compreendia a mulher unicamente como filha, futura esposa e mãe dedicada. No mercado de trabalho não havia respeito, a mulher sofria discriminação e era explorada, trabalhando sempre acima de seus limites físicos por até 16 horas diárias, recebendo salários sempre inferiores ao salário do homem. Após grandes lutas e tentativas de melhoria e igualdade, a mulher conseguiu ter seus direitos e deveres garantidos por lei, conseguindo proteção em todos os âmbitos, como também no âmbito trabalhista.
Com relação à evolução do trabalho da mulher no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Historicamente, as primeiras medidas tutelares em favor do trabalho da mulher de que se tem notícia se destinavam às atividades das professoras públicas (notadamente no Distrito Federal e São Paulo).
( ) As primeiras normas de proteção do trabalho da mulher surgiram com o Decreto Nº 16.300, voltadas para a maternidade (repouso antes e depois do parto, facilidades para amamentação do filho, obrigação de instalação de creches ou salas de amamentação próximas dos locais de prestação de serviço).
( ) O trabalho da mulher no Brasil só veio a ser efetivamente regulado em 1932, quando se proibiu o trabalho noturno e nas minerações e subsolo, nas pedreiras e obras e serviços públicos, dos serviços perigosos e insalubres.
( ) Em 1943, foi editada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), consolidando todas as matérias relativas ao trabalho. A primeira alteração foi em 1944, quando foi proibido o trabalho noturno da mulher se esta fosse maior de 18 anos, somente em algumas atividades.
A) V - F - V - F.
B) F - F - F - V.
C) F - V - V - V.
D) V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina