Logo Passei Direto
Buscar
Um jovem de 20 anos foi à casa da vítima, um jovem de 28 anos, para devolver-lhe uma arma de fogo que guardava a pedido dela. Também a pedido da vítima, que queria produzir um vídeo, o jovem de 20 anos começou a dançar com a arma em uma das mãos e um copo de bebida alcoólica na outra, quando "a arma disparou" e atingiu a vítima mortalmente.
Diante do conteúdo do enunciado e sob a perspectiva da normativa criminalizadora contida na Lei n° 10.826/2003, assinale a alternativa incorreta.
A A subsidiariedade do crime de disparo de arma de fogo é explícita.
B Todos os crimes previstos na Lei n°10.826/2003 são apenados com reclusão.
C O tratamento penalizador da Lei n°10.826/2003, mais ou menos gravoso, leva em consideração, entre outros fatores, para alguns dos tipos penais nela definidos, serem as armas de fogo consideradas de uso permitido, de uso restrito ou de uso proibido.
D O crime de omissão de cautela, sob a perspectiva do sujeito ativo, é considerado crime próprio.
E A inafiançabilidade e a insuscetibilidade de concessão de liberdade provisória, prevista para alguns dos tipos penais contidos na Lei n°10.826/2003, foram consideradas inconstitucionais.
A
B
C
D
E
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: A) A subsidiariedade do crime de disparo de arma de fogo é explícita. - Correto, a lei prevê que o disparo de arma de fogo é subsidiário a outros crimes. B) Todos os crimes previstos na Lei n°10.826/2003 são apenados com reclusão. - Incorreto, pois alguns crimes previstos na lei podem ser apenados com detenção, não apenas reclusão. C) O tratamento penalizador da Lei n°10.826/2003, mais ou menos gravoso, leva em consideração, entre outros fatores, para alguns dos tipos penais nela definidos, serem as armas de fogo consideradas de uso permitido, de uso restrito ou de uso proibido. - Correto, a lei considera a classificação das armas. D) O crime de omissão de cautela, sob a perspectiva do sujeito ativo, é considerado crime próprio. - Correto, a omissão de cautela é um crime próprio, pois exige um sujeito ativo específico. E) A inafiançabilidade e a insuscetibilidade de concessão de liberdade provisória, prevista para alguns dos tipos penais contidos na Lei n°10.826/2003, foram consideradas inconstitucionais. - Correto, essa questão foi debatida e algumas decisões consideraram inconstitucionais essas previsões. Portanto, a alternativa incorreta é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina