Buscar

Ajuda com Sociologia

Pergunta 1 

Pode-se dizer que a cultura tem significado amplo e engloba o conhecimento, os valores, os hábitos, as tradições, as crenças, os costumes, a arte e as leis. Com base nesse enunciado é correto afirmar, também, que:

 
Opções de pergunta 1:

engloba todos os elementos compartilhados pelos membros da sociedade e que tornam possível a integração, a comunicação e a identidade social;

do ponto de vista crítico e científico pode-se considerar que uma uma cultura é superior à outra, segundo o poder aquisitivo;

a cultura aparece em algumas sociedades, de acordo com o contexto e a realidade;

a cultura apoiada nas modernas tecnologias é mais representativa que as manifestações do senso comum;

somente é provida de cultura a sociedade vinculada ao espaço urbano.

 

 

Pergunta 2 

Leia com atenção os fragmentos a seguir:

Fragmento 1:

No Brasil a cultura de massa ocorre de forma esdrúxula fugindo ao modelo clássico, visto que aqui, existe somente “ilhas industrializadas”, foi possível, utilizando a comunicação de massa, soterrar a cultura popular. Como a comunicação da televisão brasileira parte de São Paulo e do Rio de Janeiro, temos o congelamento cultural dos outros estados, pois a tendência é seguir o modelo apresentado pela televisão. Esse modelo tem como carro chefe a telenovela, que é o produto por excelência da nossa televisão.

 Fragmento 2:

Definitivamente no século XIX, houve uma ruptura entre a cultura de elite e a popular, uma vez que, o acesso a uma culturamais elaborada exige estudos formais mais complexos e estes exigem tempo livre à sua exclusiva dedicação. Entretanto, essa disponibilidade só é possível a quem tem um determinado poder econômico, o qual faculta dispensar uma quantidade de tempo à educação e detrimento à manutenção material. Com essa separação houve um afastamento do público em relação a ambas as culturas. O espaço público vê-se tomado pela cultura de massa que se mantém através de ações microfísicas dentro de um “Estado sem Coração”, isto é, o poder passa a não mais se localizar no Estado, e sim numa rede capilar de movimentos, que saturam os interstícios mais minúsculos da vida quotidiana.

 Marque a opção correta:

 
Opções de pergunta 2:

ambos os fragmentos estão corretos e o segundo completa a ideia central do primeiro.

ambos os fragmentos estão corretos e o primeiro completa a ideia central do segundo.

ambos os fragmentos estão corretos, contudo não existe uma sequência lógica entre eles.

o primeiro está correto, entretanto o segundo está errado.

o segundo está correto, entretanto o primeiro está errado.

 

Pergunta 3 

A origem da alienação entre os homens é para Karl Marx a propriedade privada e em conformidade com esse pensamento a sociedade seria formada por indivíduos isolados, na qual esses átomos sociais estão sobrecarregados pelos bens que eles mesmos produzem. O que distingue esses indivíduos são seus bens materiais e a maneira de sua consecução. Ela se originaria da seguinte maneira: o trabalhador, para sobreviver materialmente, vendia sua força de trabalho não como ele desejava, mas como o mercado queria.  Então, o trabalho que o tornaria humano (exteriorizando-o, objetivando-o) não mais lhe pertenceria, mas a outro. Em outras palavras, 

 
Opções de pergunta 3:

a essência humana (o trabalho) se colocaria fora do homem no capitalismo: é esse se localizar fora de si mesmo, que é a alienação.

a essência humana é sua própria alienação, porquanto o homem ao se separar de Deus sente-se vazio.

a alienação do trabalhador ocorre, a partir do momento em que ele busca ser algo que não pode alcançar.

a origem da alienação entre os homens é a falta de participação social e em conformidade com esse pensamento a sociedade seria formada por indivíduos isolados.

o trabalhador, para sobreviver materialmente, vende sua força de trabalho e quando não encontra ninguém para comprar ele é obrigado a vender sua essência humana.

Pergunta 4

Leia com atenção os textos abaixo:

Texto 1: No Ocidente moderno, não só os cidadãos são livres e iguais de direito, mas também a noção de igualdade de princípio entre todos os homens acarreta, no nível da mentalidade popular pelo menos, a da identidade profunda de todos os homens, porque eles não são tomados como os modelos de uma cultura, de uma sociedade, de um grupo social, mas como indivíduos existentes em si e por si. Dito de outro modo, o reconhecimento de uma diferença cultural não pode mais justificar etnocentricamente uma desigualdade.

Texto 2: Podemos aqui nos lembrar de que somos os herdeiros de uma religião e de uma filosofia dualistas: a distinção do espírito e da matéria, da alma e do corpo impregna toda nossa cultura, e a mentalidade popular em particular. [...] Observemos ainda que a discriminação é coletiva: tudo se passa como se só os caracteres físicos fossem essencialmente coletivos, onde tudo o que é mental tende a ser, primeiro, individual.

 Marque a opção correta:

 
Opções de pergunta 4:

Ambas são falsas.

A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

Ambas são verdadeiras e a segunda completa a primeira.

A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

Ambas são verdadeiras, mas não tem relação entre elas.

 

Pergunta 5 

Ao se procurar através do consumo fugir da frustração, interna e externa, o indivíduo é levado ao conformismo que lhe explora o seu “desequilíbrio” psíquico. Desse modo, o indivíduo passa a ter sentimentos regressivos, pois consome o que ele já espera e a sua capacidade de crítica se diminui. A respeito disto Christopher Lasch afirma que: “Os arranjos sociais que sustentam um sistema de produção em massa e consumo de massa tendem a desencorajar iniciativas e autoconfiança e incentivar a dependência, a passividade e o estado de espírito do espectador, tanto no trabalho, como no lazer.” A falta de autoconfiança e a passividade, faz com que o indivíduo renegue as diferenças entre o mundo interior e exterior.  Christopher Lasch chama esse estado de espírito de narcisismo, ou seja, é o estágio em que o indivíduo não consegue a autossatisfação.

 Marque a opção correta:

 
Opções de pergunta 5:

Com o incentivado pela mídia o trabalhador consegue perceber a diferença entre seu mundo interno e a sociedade, consequentemente ele não é manipulado pela sociedade de consumo de massa

Na sociedade capitalista o consumo torna o indivíduo cada vez mais dependente dos produtos adquiridos, deste modo quanto mais ele consome mais se passivo e mais perde a confiança em si mesmo.

Os produtos da indústria cultural tão logo são colocados no mercado, tem a sua aceitabilidade negada pelos consumidores, porquanto eles não se deixam levar pela manipulação midiática.

A indústria do consumo não visa ocultar a reflexão por meio do excesso de informações, com isso a crítica, tanto do mundo interior, como do mundo exterior, permanece.

É através do consumo, que o indivíduo livre e ativo se manifesta, pois consumir é ser livre para escolher.

 

 

Respostas

User badge image

Maria Eduarda

1- A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando