Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O Estado de Bem-estar social inspirou a adoção de políticas sociais no Brasil, porém não é possível afirmar que se estruturou um modelo como de alguns países europeus ou dos países nórdicos. Essa inspiração levou a busca por garantir melhores condições de vida para a população em alguns momentos de forma expressiva, em outros nem tanto. Sobre as primeiras tentativas no sentido do bem-estar, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Origem no governo de Fernando Henrique Cardoso na década de 1990.
II- Regulação das relações de trabalho, ampliando os direitos dos trabalhadores.
III- Medidas integradas e planejadas na perspectiva de longo prazo.
IV- Ações próximas ao modelo de Bem-estar Conservador.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Origem no governo de Fernando Henrique Cardoso na década de 1990. Falso, as primeiras tentativas de políticas de bem-estar social no Brasil remontam a períodos anteriores, como os anos 1930, com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) durante o governo de Getúlio Vargas. II- Regulação das relações de trabalho, ampliando os direitos dos trabalhadores. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as políticas sociais no Brasil buscaram, em diversos momentos, regular as relações de trabalho e ampliar os direitos dos trabalhadores. III- Medidas integradas e planejadas na perspectiva de longo prazo. Falso, as políticas sociais no Brasil muitas vezes foram fragmentadas e não necessariamente planejadas em uma perspectiva de longo prazo. IV- Ações próximas ao modelo de Bem-estar Conservador. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois o Brasil tem características que se aproximam do modelo de bem-estar conservador, que prioriza a proteção social baseada em vínculos familiares e de trabalho. Com base nas análises, as sentenças corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: A As sentenças II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A globalização é o nome dado a toda essa interação que existe entre os países pelo mundo, podendo ocorrer de forma cultural, social, econômica e política, por isso ela se caracteriza em escala mundial, ou seja, global. A globalização apresenta aspectos positivos e negativos, bem como alguns enfrentamentos das fronteiras internacionais. Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Por causa da globalização, as migrações se tornaram mais intensas, pois as pessoas buscam qualidade de vida.
II- Com a globalização, há uma fragilização fronteiriça, como a falta de estrutura político-administrativa e divisão de responsabilidade entre os países.
III- Não podemos negar que a globalização surgiu, na perspectiva econômica, para satisfazer às necessidades humanas, bem como os desejos das pessoas, movendo a economia mundial; consequentemente, diminuindo a desigualdade social no mundo.
IV- A globalização não causa desemprego e desigualdade porque as empresas passam a querer competir mais, a produzir mais e com menor custo, contratando, assim, muita mão de obra que julga necessária.
V- Com a globalização, aumentou o desemprego em algumas regiões, evidenciando também a desigualdade social, distribuição de renda altamente desigual e exploração do trabalho, principalmente de mulheres, crianças e adolescentes.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa IV está correta.
c) As afirmativas I, II e V estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A Economia Política marxista possui características específicas, como superar a visão fragmentada das experiências de exploração e a demonstrar como o capitalismo envolve conflitos na produção e distribuição de mercadorias. Sobre as características da Economia Política marxista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Fornece informações e análises que contribuem para a manutenção do sistema capitalista vigente na sociedade moderna.
( ) Reconhece na superação da desigualdade econômica o caminho para a construção da liberdade política.
( ) Considera a pobreza como característica inevitável nas sociedades humanas e nos modos de produção.
( ) Analisa o agravamento das questões ambientais como decorrentes da organização do capitalismo.
a) F - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - V.

A formação dos monopólios é uma expressão da organização e consolidação do capitalismo. Esse processo decorre do desenvolvimento de tendências consideradas naturais do capital, com a concentração e centralização de mercados. Como resultado, formaram-se, no fim do século XIX, vários monopólios que controlavam ramos produtivos, empregavam milhares de trabalhadores e influenciavam as economias nacionais. Considerando a formação dos monopólios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( v ) Os monopólios garantiram a manutenção da estrutura econômica do capitalismo comercial.
( v ) Com os monopólios, as indústrias tornam-se elementos centrais da economia capitalista.
( f) O surgimento do monopólio ocorre simultaneamente nas indústrias e nos bancos.
( f ) Nesse processo ocorre a redução do volume monetário disponível para empréstimos.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

A terceira fase do desenvolvimento capitalista ocorreu ao longo da década de 1980 e foi marcada pela ideologia neoliberal. Essa fase também é caracterizada pelo esgotamento do sistema, demonstrando uma inversão do caminho percorrido até então.
Partindo desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A terceira fase do capitalismo é marcada pela ideologia neoliberal na orientação dos territórios, na terceirização, na ampliação dos fluxos econômicos e na diluição das fronteiras.
b) A terceira fase do capitalismo foi marcada pela flexibilização das forças produtivas e da consolidação das políticas sociais baseadas no modelo de bem-estar social.
c) A terceira fase do capitalismo foi marcada pelo mercantilismo e pela expansão do domínio econômico e político europeu através das forças colonizadoras.
d) A terceira fase do capitalismo foi marcada pelo período que corresponde à intervenção do Estado na economia como alternativa às crises econômicas da década de 1920.

No século XVI, o mercantilismo teve seu crescimento na economia e fortalecimento, principalmente no que se refere a metais preciosos, como ouro e prata. A Espanha, nesta época, possuiu grande destaque como Estado Mercantilista. Nesse sentido, analise a afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O mercantilismo assumiu várias formas, como o capitalismo, bulionismo, metalismo, industrialismo e colbertismo.
II- O bulionismo era a designação dada ao sistema monetário.
III- A Espanha se tornou uma economia rica, poderosa e próspera.
IV- O mercantilismo é conhecido como o socialismo atual.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

Na teoria de Karl Marx, a riqueza das sociedades é resultado de uma coleção de mercadorias. As mercadorias são definidas como objetos produzidos para atender determinadas necessidades através do marketing. No sistema capitalista, cada mercadoria possui valor de uso e valor de troca.
Sobre esses valores, assinale a alternativa CORRETA:
a) O valor de troca se refere à quantidade de valores de uso de uma mercadoria em relação a outra mercadoria.
b) O valor de troca realiza-se somente no uso ou no consumo e constitui o conteúdo material da riqueza.
c) O valor de uso corresponde a uma relação de trabalho que muda constantemente no tempo e no espaço.
d) Todo trabalho é dispêndio de força de trabalho do homem no sentido fisiológico e gera o valor de uso na mercadoria.

As categorias de modelo de desenvolvimento, paradigma tecnológico, regime de acumulação, modo de regulação, fordismo, fordismo periférico e pós-fordismo foram desenvolvidas pela Teoria da Regulação para compreender os processos de acumulação e as crises do capitalismo contemporâneo. Através dessas teorias foi possível apontar para alternativas além do neoliberalismo para superar o esgotamento do keynesianismo. Considerando a alternativa apresentada pelos economistas da Escola da Regulação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O processo de acumulação no capitalismo se autorregula através das forças de mercado.
( ) Procurou explicar o fenômeno da estagflação ocorrido nos países desenvolvidos a partir da década de 1970.
( ) O processo de acumulação de capital apresenta uma única forma no capitalismo contemporâneo.
( ) Os modelos de desenvolvimento possuem regime de acumulação e modo de regulação específicos.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

O desenvolvimento das teorias econômicas decorre de mudanças, transformações e crises que exigem novas análises e explicações para os fenômenos econômicos. Entre esses processos, a crise de 1929 marcou as teorias elaboradas no início do século XX. Conhecida como a 'Grande Depressão', ela surgiu no sistema financeiro e levou a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. O impacto da crise não ficou restrito à economia norte-americana, uma vez que atingiu a Europa e os países latinos na sequência.
Sobre as mudanças causadas pela crise de 1929 nas análises econômicas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O entendimento do desemprego como temporário.
b) O autoajuste do desemprego pelo mercado.
c) A preocupação com problemas 'macro' da economia.
d) A retomada da Lei de Say para explicar a superprodução.

Mais conteúdos dessa disciplina