Logo Passei Direto
Buscar
A prototipagem é uma das etapas do Design Thinking. Segundo Viana (2012), o desenvolvimento de protótipos num projeto de Design Thinking permite:
A. tangibilizar e avaliar interativamente ideias.
B. selecionar e aumentar as dúvidas sobre as ideias geradas.
C. validar as soluções junto a todo o segmento de usuários.
D. prever eventuais gargalos e problemas, potencializando riscos e otimizando gastos.
E. rever uma ideia por vez.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre a prototipagem no contexto do Design Thinking: A. tangibilizar e avaliar interativamente ideias. - Esta opção está correta, pois a prototipagem realmente ajuda a tornar as ideias mais concretas e permite uma avaliação interativa. B. selecionar e aumentar as dúvidas sobre as ideias geradas. - Essa opção não faz sentido, pois a prototipagem visa esclarecer e validar ideias, não aumentar dúvidas. C. validar as soluções junto a todo o segmento de usuários. - Embora a validação seja um aspecto importante, a prototipagem não necessariamente envolve todo o segmento de usuários, mas sim um grupo representativo. D. prever eventuais gargalos e problemas, potencializando riscos e otimizando gastos. - Essa opção é mais sobre gestão de riscos do que sobre o propósito principal da prototipagem. E. rever uma ideia por vez. - Essa opção não reflete o caráter interativo e colaborativo da prototipagem no Design Thinking. Diante dessa análise, a alternativa correta é: A. tangibilizar e avaliar interativamente ideias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais são as maiores vantagens em unir a proposta de design e de marca para as estratégias organizacionais?
a. Quando unidos, os conceitos criam mecanismos para exercitar estratégias mais simbólicas e experienciais.
b. Quando unidos, os conceitos oportunizam que a empresa adquira mais conhecimento e valorização de seus clientes.
c. Quando unidos, os conceitos trazem um terceiro conceito, que é o de gestão de branding. (ERRADA)
d. Quando unidos, os conceitos ajudam a potencializar marcas a partir de técnicas de design que buscam o maior uso do pensamento criativo, criando oportunidades inovadoras.
e. Quando unidos, os conceitos potencializam as ofertas da empresa ao mercado consumidor por meio de muitos elementos de marca.

Depois do processo de levantamento de necessidades e de requisitos de usuários, para o design da interface de um sistema hospitalar novo em que você está trabalhando, foi verificado que muitos dos desejos dos usuários não foram bem compreendidos. Houve, ainda, diversos pontos do domínio do artefato que ficaram sem identificação ou pouco detalhados. Em vista disso, você teve a ideia de modelar, por meio de esboços de desenhos de telas, as partes do design da interface que geraram dúvidas, para que os usuários possam fazer uma avaliação enquanto trocam ideias com os designers. Escolha a alternativa que responde corretamente que tipo de técnica é essa.
a. Questionário.
b. Brainstorming. ( ERRADA)
c. Coleta de dados.
d. Prototipação.
e. Entrevista.

Padrões de modelagem de software propocionam vários benefícios para aplicação desenvolvida. Atualmente, Domain-Driven Design emerge como um dos padrões de modelagem de domínio mais consistente. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais benefícios promovidos pelo uso do DDD.
a. Alta coesão das entidades, código com baixo acoplamento, documentação alinha com o domínio do software.
b. Boas práticas de desenvolvimento, desenvolvimento rápido, independência da tecnologia.
c. Comunicação da equipe, extensibilidade, testabilidade.
d. Alinhamento do código com o negócio, favorecer reutilização de código, mínimo de acoplamento.
e. Qualidade do software desenvolvido, testes automatizados, modularização do software.

A compreensão do problema no Design Thinking é refinada em várias etapas, alinhadas entre si, porém não linearmente. Isso assim ocorre para facilitar o processo de avaliação das diversas alternativas que podem surgir em cada etapa. O Design Thinking é uma abordagem que se apoia em três pilares para desenvolver uma solução inovadora advinda de um problema complexo. Com base nesses pilares, qual alternativa apresenta o conceito correto de empatia dentro do projeto de design?
a. A empatia é a capacidade de trabalhar em grupos. Nos processos de design, é importante a colaboração para que se possa desenvolver uma solução inovadora, utilizando-se ferramentas de co-criação.
b. A empatia é a capacidade de trabalhar em grupo. É a competência que vai ajudar a construir o protótipo e apresentar a solução inovadora desenvolvida no processo de design.
c. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Nos processos de design, ela é desenvolvida do início ao fim, utilizando-se ferramentas que possam entender as dores e desejos dos usuários.
d. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Dessa forma, nos processos de design, é necessário ter equipes multidisciplinares que coloquem seus pontos de vista e concordem em todas as perspectivas da solução, caso contrário não se pode inovar.
e. A empatia é a capacidade de se construir protótipos que possam apresentar a solução inovadora desenvolvida nos projetos de design. Para isso, utilizam-se materiais que possam ser experimentados e dar vida ao conceito, testá-lo e aprová-lo.

O modelo de design thinking desenvolvido por Tim Brown é uma importante referência da ferramenta no contexto organizacional. Ele é composto por quais etapas, considerando a ordem exata em que acontecem? Assinale a alternativa correta.
a. O que é?, E se?, O que surpreende?, O que funciona?
b. Inspiração, ideação e implementação.
c. Imersão, análise e síntese e prototipação.
d. Inspiração, prototipação e implementação.
e. Empatizar, definir, idear e prototipar.

O desenvolvimento de software baseado no modelo DDD é um conceito atual com a utilização de velhas práticas de desenvolvimento. Assinale a alternativa a seguir que melhor define esse modelo.
a. É uma receita pronta sobre como desenvolver uma arquitetura baseada em interface do usuário, infraestrutura, aplicação e domínio. (ERRADA)
b. É uma abordagem de modelagem de software com objetivo de facilitar a implementação de regras de negócio baseado em um domínio.
c. É um arcabouço de software com estruturas semiprontas para implementação de uma arquitetura de software em um domínio específico.
d. É um framework de desenvolvimento para acelerar o processo de implementação de um domínio de software específico.
e. É um conjunto de boas práticas de programação que guiam o desenvolvimento de acordo com a ideia do desenvolvedor sobre o que deve apresentar um domínio de software especifico.

Um dos benefícios da aplicação do design thinking no contexto escolar é que educadores e educandos compreendem que o processo se enriquece sempre que os membros do grupo compartilham novos conhecimentos, perspectivas ou culturas e demonstram-se capazes de inter-relacioná-las para a compreensão do problema proposto, visando a conhecê-lo por seus mais diversos pontos de vista e características. Nesse sentido, esta estratégia de aprendizagem permite que os alunos:
a. Reconheçam seus limites em relação à aprendizagem, entendendo que a construção do conhecimento, dentro do design thinking, acontece de forma linear e deve atingir os mesmos objetivos para todos os envolvidos.
b. Aprendam de forma individual, uma vez que a aplicabilidade do design thinking proporciona uma vivência de autoconhecimento e facilita que o aluno baseie-se nas próprias ideias para elaborar as respostas para o problema em questão.
c. Entendam os conteúdos das aulas com mais facilidade e de forma mais atrativa. Porém, o uso dessa estratégia se restringe apenas aos problemas levantados pelo professor em sala de aula, não permitindo que o aluno visualize sua aplicação em outros pontos de sua vida.
d. Aprendam a defender suas ideias e a valorizar as possibilidades de insights como oportunidades de construção do conhecimento individual.
e. Busquem e confrontem dados, abordagens e saberes, ampliando a abertura para o surgimento de novos insights acerca do tema trabalhado, enriquecendo o processo de aprendizagem como um todo.

O design de interação tem dois grandes focos: a usabilidade e a experiência do usuário. Como exemplo de um bom design no âmbito da usabilidade e da experiência do usuário, tem-se:
a. um sistema de pesquisa on-line com elementos gráficos agradáveis e empolgantes, que exige que o usuário realize um breve cadastro sempre que for preciso fazer uma nova pesquisa. ( errada)
b. um sistema de reserva de viagens em que a interface não possui elementos gráficos, é simples de usar e segura.
c. um sistema de compras de livros que dá a possibilidade de comprar com um clique, com interface intuitiva, simples, esteticamente agradável e fácil de usar.
d. um sistema de consulta de exames on-line que possibilita ao usuário o acesso com reconhecimento biométrico por meio de uma interface simples e sem elementos gráficos.
e. um sistema de compra de passagens que disponibiliza a função de compras on-line a partir de um cadastro completo com cinco fases, o que garante conforto e segurança para o usuário.

Mais conteúdos dessa disciplina