Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a LDBEN Nº 9.394/96, entende-se por educação especial
a) A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
b) O nível educacional, criado e mantido pelos seus respectivos sistemas de ensino para atender os portadores de necessidades especiais.
c) A modalidade de ensino, oferecida na rede regular para portadores de necessidades especiais, porém em espaços distintos e específicos.
d) A modalidade educacional, oferecida em rede especializada de ensino, para portadores de necessidades especiais e mantidas pelo Poder Público.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que diz a LDBEN Nº 9.394/96 sobre educação especial. a) A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. - Esta alternativa está correta, pois a LDBEN enfatiza a inclusão e a oferta de educação especial na rede regular. b) O nível educacional, criado e mantido pelos seus respectivos sistemas de ensino para atender os portadores de necessidades especiais. - Esta opção não reflete exatamente o que a LDBEN diz, pois não menciona a inclusão na rede regular. c) A modalidade de ensino, oferecida na rede regular para portadores de necessidades especiais, porém em espaços distintos e específicos. - Esta alternativa não está correta, pois a LDBEN defende a inclusão na rede regular, não em espaços distintos. d) A modalidade educacional, oferecida em rede especializada de ensino, para portadores de necessidades especiais e mantidas pelo Poder Público. - Esta opção também não está correta, pois a LDBEN prioriza a inclusão na rede regular. Portanto, a alternativa correta é: a) A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

EDUCAÇAO ESPECIAL E INCLUSIVA
O Atendimento Educativo Especializado – AEE, previsto na Política Nacional de Educação Inclusiva, segundo Ropoli e outros (2010), tem como uma de suas características
a) a oferta facultativa pelos sistemas de ensino.
b) o atendimento preferencial em escolas especiais.
c) a matrícula opcional na classe comum para o atendimento ao aluno deficiente.
d) a independência em relação ao projeto político pedagógico da escola.
e) a identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade.

De acordo com o documento “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, a respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a afirmativa correta.
a) O professor deve ter, como base da sua formação, conhecimentos gerais para o exercício da docência, sem necessidade de conhecimentos específicos da área.
b) A formação não deve possibilitar a sua atuação no atendimento educacional especializado.
c) A formação deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.
d) A formação não precisa contemplar conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo.
e) A formação deve favorecer conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo, mas sem precisar considerar o desenvolvimento de projetos em parceria com outras áreas.

O poder público é o responsável direto pela promoção da formação de profissionais intérpretes de escrita em braile, linguagem de sinais e de guias-intérpretes para facilitar a comunicação de pessoas surdas e surdas-cegas.
Certo
Errado

Com relação à intervenção do professor em relação ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinale a afirmativa correta.
(A) O professor deve incentivar o aluno com TDAH a permanecer em locais particularmente mais propícios a desviar a atenção.
(B) O professor não deve oferecer ao aluno com TDAH tarefas que lhe estimulem a manutenção da atenção.
(C) O professor deve preparar tarefas breves para o aluno com TDAH.
(D) O professor não deve impor limites, deixando implícitas as exigências, punições e gratificações aos alunos com TDAH.
(E) O professor deve orientar o aluno com TDAH a permanecer, em sala de aula, localizado mais atrás e próximo daqueles que apresentam o mesmo transtorno.

Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que
a) desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança.
b) durante muito tempo, a educação especial foi oferecida em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais, em substituição ao ensino comum.
c) o projeto pedagógico da escola deve articular a educação comum e a educação especial, buscando atender às necessidades dos educandos.
d) o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o da sala de recursos multifuncionais busca promover condições de aprendizagem da criança com deficiência.

É o atendimento educacional especializado a crianças com deficiências do nascimento até os três anos de idade, caracterizado pelo emprego de estratégias de estimulação para o desenvolvimento físico, sensório perceptivo, motor, sócio afetivo, cognitivo e da linguagem:
a) Estimulação precoce.
b) Atendimento pedagógico domiciliar.
c) Reforço Nutricional.
d) Atendimento hospitalar.

Identificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para a educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais,
a) possui professores capacitados e orientados para a integração desses jovens nas classes comuns.
b) adota procedimentos para equalizar esses estudantes aos demais de acordo com métodos comuns a todos.
c) oferece serviços especializados e recursos físicos adequados, buscando atender às necessidades dessa clientela.
d) adota métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às necessidades desse público.

Ropoli e outros (2010) discutem a importância de os educadores refletirem bem sobre os termos das suas propostas, programas e iniciativas direcionadas à inclusão, pois, segundo os autores,
a) a educação inclusiva entende as diferenças como resultantes da multiplicidade e não da diversidade.
b) é preciso, como faz a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, reconhecer a diversidade das pessoas.
c) o termo multiplicidade reafirma o idêntico, é estática, é estéril, limita-se ao existente.
d) o termo diversidade reflete as diferenças, é ativo, é fluxo, é produtivo, é um movimento que recusa o idêntico.
e) uma escola aberta à multiplicidade ratifica o que se quer extinguir, a exclusão escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina