Buscar

O EMPREGADOR, AO DIVULGAR UMA VAGA DE EMPREGO, PODE EXIGIR COMO REQUISITOS PESSOAS DE DETERMINADO SEXO, ESTADO CIVIL, ETC.?

💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Antonio Oliveira Martins

Os tribunais do trabalho estão abastecidos de muitos exemplos de julgados que condenam as empresas por prática discriminatória em relação a determinados candidatos.

Ocorre que, para efeitos admissionais, o empregador não poderá discriminar os candidatos por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, a não ser, neste último caso, a fim de proteger o menor (diante da proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a quem tem menos de dezoito anos, e de qualquer trabalho a quem possui menos de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos).

Para se ter uma ideia, já houve decisões jurídicas que reprovaram os patrões que deixaram de contratar um funcionário por motivo de doença como a AIDS ou que estava com nome negativado no crédito comercial. Isso não impede a realização do exame admissional, que é uma iniciativa do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), por meio do qual o médico atesta a aptidão física da pessoa para assumir as funções exigidas pela empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais