Buscar

Me ajudem

Leia o texto a seguir e responda a pergunta: Arthur de Gobineau (1816-1882), um pensador francês, em sua visita ao Brasil, afirmou: “Trata-se de uma população totalmente mulata, viciada no sangue e no espírito. Um povo fraco, indolente e assustadoramente feio. Nenhum brasileiro é de sangue puro; as combinações dos casamentos entre brancos, indígenas e negros multiplicaram-se a tal ponto que os matizes de carnação são inúmeros, e tudo isso produziu, nas classes baixas e nas altas, uma degenerescência do mais triste aspecto. Esta raça está definitivamente condenada e em menos de duzentos anos deixará de existir.” (Extraído e adaptado de “O conde de Gobineau no Brasil”). 

 

As idéias contidas no texto se encaixam corretamente em qual pressuposto teórico para explicar as diferenças culturais? Ou seja, qual a base teórica em que se apoiam estas afirmações?

a.

Estas afirmações se apoiam no pressuposto teórico do Determinismo Biológico, que faz uma reflexão adequada acerca da diversidade cultural, pois em nosso país a miscigenação racial produziu um povo fraco, indolente e apático do ponto de vista político, econômico, cultural e social. Se nos compararmos, por exemplo, aos EUA, não conseguimos ser tão prósperos.

b.

Estas afirmações se apoiam no Determinismo Biológico e não refletem um bom entendimento acerca da diversidade cultural, pois em nosso país, apesar da miscigenação racial ter produzido um povo fraco, indolente e apático do ponto de vista político, econômico, cultural e social, nós ainda não desaparecemos e continuamos tentando.

c.

Estas afirmações se apoiam no pressuposto teórico do Determinismo Biológico e reflete um bom entendimento acerca da diversidade cultural, pois Arthur de Gobineau, na obra “Ensaio sobre a Desigualdade das Raças Humanas” produziu uma teoria baseada no Determinismo Biológico, confirmado pela ciência, segundo a qual, a raça biológica é medida de avaliação dos comportamentos culturais.

d.

Estas afirmações se apoiam no pressuposto teórico do Determinismo Geográfico e não refletem um bom entendimento acerca da diversidade cultural, pois apesar da miscigenação racial ter produzido no Brasil “um povo fraco, indolente e apático” isto só ocorreu e ainda ocorre em algumas regiões geográficas do Brasil.

e.

Estas afirmações se apoiam no pressuposto teórico do Determinismo Biológico, que reforça o racismo ao considerar a existência de raças inferiores e superiores, sendo que o contato entre elas poderia ser tremendamente prejudicial. Não reflete um bom entendimento acerca da diversidade cultural, uma vez que o Determinismo Biológico foi desacreditado pela ciência, pois raça biológica não pode ser medida de avaliação dos comportamentos culturais.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image