Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
O vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1 (HTLV-1) é um retrovírus do mesmo grupo do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ambos são transmitidos da mesma forma e infectam as mesmas células de defesa do organismo, os linfócitos T. A diferença entre eles é que o HTLV-1 estimula o aumento da produção desses linfócitos, enquanto o HIV causa destruição dessas células.
Uma possível consequência da infecção por HTLV-1 é o desenvolvimento de
A aids.
B câncer.
C diabetes.
D hepatite B.
E hemorragia.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Analisando as alternativas em relação ao HTLV-1, sabemos que esse vírus está associado a algumas condições específicas. O HTLV-1 é conhecido por estar relacionado ao desenvolvimento de algumas doenças, principalmente: A) A aids - Esta opção está relacionada ao HIV, não ao HTLV-1. B) Câncer - O HTLV-1 está associado ao desenvolvimento de leucemia de células T e linfoma, que são tipos de câncer. C) Diabetes - Não há uma associação direta conhecida entre HTLV-1 e diabetes. D) Hepatite B - Hepatite B é causada por um vírus diferente e não está relacionada ao HTLV-1. E) Hemorragia - Embora possa haver complicações, não é uma consequência direta da infecção por HTLV-1. Portanto, a alternativa correta, que representa uma possível consequência da infecção por HTLV-1, é: B) câncer.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A distribuição dos mosquitos, a frequência de suas picadas e o tempo de eclosão de seus ovos são afetados pela temperatura, pluviosidade e velocidade do vento, além de outros fatores, como deslocamento e densidade populacionais. Por exemplo, com uma temperatura de 27 °C, o período de incubação dos ovos é de dez dias; no entanto, a 37 °C, esse período passa a ser de sete dias. Além disso, a intermitência das chuvas no final da estação do verão e os ventos calmos acentuam a proliferação e a atuação do vetor.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) A elevação da temperatura e o aumento da pluviosidade, somados ao desmatamento, à urbanização e à circulação de pessoas em várias áreas, potencializam a expansão da dengue.
b) A dengue é um problema nacional e está relacionada ao fato de o Brasil ser um país tropical com áreas de florestas, aspectos que, combinados à dispersão da população, contribuem para minimizar a epidemia.
c) A proliferação do mosquito Aedes aegypti ocorre em áreas pouco povoadas nos centros urbanos, associada às baixas temperaturas que intensificam a transmissão da doença.
d) No território brasileiro, as áreas com baixas temperaturas reduzem o tempo necessário para eclosão dos ovos, aumentando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a frequência de picadas.
e) A dengue é um problema de saúde pública em escala mundial e sua disseminação está associada à diminuição de temperatura, aumento da velocidade do vento e redução da precipitação.

Em relação às protozooses é correto afirmar que
A) os sintomas da leishmaniose são semelhantes aos das infecções urinárias.
B) a malária é causada pela picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles infectado pelo parasita do gênero Plasmodium spp.
C) a toxoplasmose é transmitida pelo inseto barbeiro.
D) para prevenir a doença de Chagas, é importante lavar as mãos e higienizar vegetais, principalmente, os que são consumidos crus.

Mais conteúdos dessa disciplina