Buscar

É possível que uma pesso jurídica de direito privado, seja sujeito ativo de uma relação jurídica obrigacional trbutária?

É possível que uma pesso jurídica de direito privado, seja sujeito ativo de uma relação jurídica obrigacional trbutária? Cite exemplo.

💡 2 Respostas

User badge image

Mari Farias

O sujeito ativo sempre será o ente público que instituiu o imposto e que detém o direito de haver o crédito tributário.

O sujeito passivo sempre será o contribuinte ou responsável (pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito privado), pois essas pessoas é que geram o fato gerador fazendo nascer a obrigação tributária. 

Não confundir empresa privada prestadora de serviço público sem fins lucrativos como sujeito passivo. Contudo, as empresas de economia mista, que visarem mercantilização no seu estatuto social, com finalidade de aumentar seu patrimônio, deverão pagar impostos: IMUNIDADE – SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA ARRENDATÁRIA DE BEM DA UNIÃO – IPTU. Não se beneficia da imunidade tributária recíproca prevista no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, da Constituição Federal a sociedade de economia mista ocupante de bem público. (RE 594015, Relator(a):  Min. MARCO AURÉLIO, Tribunal Pleno, julgado em 06/04/2017, ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-188 DIVULG 24-08-2017 PUBLIC 25-08-2017)

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A doutrina diverge neste assunto.

Segundo o artigo 119 do CTN, "sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento”.

Há duas correntes interpretativas para este artigo:

  • 1ª Corrente:

Somente as pessoas jurídicas de direito público dotadas de poder legislativo podem ser sujeito ativo de uma obrigação tributária. Segundo Hugo de Brito Machado:

Não há de se confundir a condição de sujeito ativo com a de destinatário do produto da arrecadação ou fiscalização de tributos, ou da execução de leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária. Essas atribuições podem ser conferidas por uma pessoa jurídica de direito público a outra, mas isto não implica transferência de condição de sujeito ativo. (...) Às pessoas jurídicas de direito privado apenas podem ser atribuídas as funções ou encargos de arrecadar, o que não constitui delegação de competência (CTN, art. 7°).

  • 2ª Corrente:

Para ser sujeito ativo da relação tributária, independe do sujeito titularizar o exercício da competência tributária ou não. Segundo Marcial Ferreira Jardim:

"O sujeito ativo é a pessoa incumbida do direito subjetivo de promover a cobrança do tributo. Embora no mais das vezes o sujeito ativo seja a própria pessoa constitucional titular da competência tributária, nem sempre esta ocupa o pólo ativo da obrigação.

Para Paulo de Barros Carvalho "o sujeito ativo é o titular do direito subjetivo de exigir a prestação pecuniária e, no direito brasileiro, pode ser uma pessoa jurídica, pública ou privada, se bem que não vejamos empecilho técnico de que seja um pessoa física”. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais