Logo Passei Direto
Buscar
As cidades são ambientes nos quais inúmeras pessoas residem e exercem suas atividades básicas. Justamente por isso, ocorre a necessidade de planejar tais ambientes, buscando compatibilizar as atividades humanas com os recursos naturais de determinado ambiente.
Sobre a relação do meio ambiente com as atividades antrópicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas: ( ) Características naturais, tal como o tipo de solo, proximidade do lençol freático, e até mesmo condições climáticas devem ser levados em consideração no planejamento urbano. ( ) O zoneamento é trazido pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6.938/1981) que busca compatibilizar as atividades humanas com a preservação de áreas sensíveis. ( ) Os impactos ambientais não possuem o potencial de interferir na qualidade de vida da população, podendo ser tratados como elementos secundários no planejamento urbano. ( ) Os recursos naturais podem ser considerados fatores limitantes do crescimento urbano. Desta forma, é fundamental entender a dinâmica ambiental das cidades a partir de diagnósticos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – V.
B F – F – V – V.
C F – V – V – F.
D F – F – V – V.
User badge image
PublicoGestor

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a relação do meio ambiente com as atividades antrópicas: ( ) Características naturais, tal como o tipo de solo, proximidade do lençol freático, e até mesmo condições climáticas devem ser levados em consideração no planejamento urbano. É verdadeira (V). Essas características são fundamentais para um planejamento urbano eficaz, pois influenciam diretamente a viabilidade das construções e a qualidade de vida. ( ) O zoneamento é trazido pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6.938/1981) que busca compatibilizar as atividades humanas com a preservação de áreas sensíveis. É verdadeira (V). O zoneamento é uma ferramenta importante para o planejamento urbano e ambiental, visando a proteção de áreas sensíveis e a organização do uso do solo. ( ) Os impactos ambientais não possuem o potencial de interferir na qualidade de vida da população, podendo ser tratados como elementos secundários no planejamento urbano. É falsa (F). Os impactos ambientais têm um papel crucial na qualidade de vida da população e não podem ser considerados secundários no planejamento urbano. ( ) Os recursos naturais podem ser considerados fatores limitantes do crescimento urbano. Desta forma, é fundamental entender a dinâmica ambiental das cidades a partir de diagnósticos. É verdadeira (V). Os recursos naturais, como água e solo, são limitados e devem ser considerados no planejamento urbano para garantir um desenvolvimento sustentável. Portanto, a sequência correta é: V – V – F – V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Estatuto das Cidades, regido pela Lei n° Lei 10.257/2001 é um importante mecanismo legal para regulação do solo urbano, sendo considerada a Lei mais importante no âmbito da política urbana. Dentre os importantes conceitos trazidos, destaca-se a ideia de que todos possuem o direito a cidades sustentáveis. Diante disso, as políticas públicas precisam considerar a busca pela sustentabilidade nos núcleos urbanos.
A respeito das cidades sustentáveis, analise as asserções a seguir: No Estatuto das Cidades, o conceito de cidades sustentáveis é entendido como o direito a terra urbana, moradia adequada e saneamento básico. Para tanto, os núcleos urbanos devem ser concebidos a partir de ações públicas baseadas em critérios técnicos e sem considerar a participação popular. PORQUE O desenvolvimento sustentável é baseado no planejamento do solo urbano visando atender as esferas econômicas, sociais e ambientais. Neste contexto, a gestão democrática das cidades é um elemento fundamental, uma vez que os núcleos urbanos devem ser planejados para os habitantes do mesmo. Assinale a alternativa CORRETA:
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

O planejamento é uma das funções básicas da administração de qualquer organização e pessoa, seja no ramo empresarial, educacional ou pessoal, sendo uma ferramenta que possibilita prever problemas e reduzir os impactos que eles trarão. Nesse sentido, podemos afirmar que o planejamento permite que...
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
A Sejam definidas as ações a serem seguidas, analisando o que é mais adequado de acordo com os objetivos.
B Sejam analisados os caminhos e suas chances de sucesso, rumo ao alcance dos objetivos.
C Sejam corrigidas imperfeições nos processos de trabalho, adequando o ambiente interno.
D Sejam organizados os recursos que serão utilizados, identificando pessoas para atribuir tarefas e funções.

Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta: A) Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança. B) Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário. C) Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito. D) O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.

Mais conteúdos dessa disciplina