Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.
a) A causa mais comum de demência na pessoa idosa é a demência vascular, caracterizada por um início insidioso, o qual se manifesta, geralmente, após um episódio vascular.
b) Na pessoa idosa portadora de diabetes, as intervenções dietéticas, com o objetivo de redução de peso, devem ser consideradas após a introdução medicamentosa.
c) O enfermeiro deve estar atento às causas de demências reversíveis — por exemplo a neurológica (hidrocefalia), as infecciosas (meningite crônica) e o alcoolismo crônico —, as quais, se tratadas precocemente, podem reverter o quadro demencial.
d) Nos quadros de pseudo-hipertensão — fenômeno comum na pessoa idosa —, poderá ser utilizada a manobra de Osler, que consiste na insuflação do manguito no braço do paciente até o desaparecimento do pulso radial; se a artéria for palpável após esse procedimento, o paciente é considerado Osler negativo.
e) A incontinência urinária, incapacidade de controlar a eliminação da urina na bexiga, pode restringir a independência da pessoa idosa, assim como comprometer sua aceitação social e convívio familiar, sendo indicado, nessas situações, o uso constante de fraldas.
User badge image
idosossaudaveis

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A causa mais comum de demência na pessoa idosa é a demência vascular, caracterizada por um início insidioso, o qual se manifesta, geralmente, após um episódio vascular. - Esta afirmação não é correta, pois a causa mais comum de demência é a Doença de Alzheimer, e não a demência vascular. b) Na pessoa idosa portadora de diabetes, as intervenções dietéticas, com o objetivo de redução de peso, devem ser consideradas após a introdução medicamentosa. - Essa afirmação não é adequada, pois intervenções dietéticas devem ser consideradas desde o início do tratamento, não apenas após a introdução de medicamentos. c) O enfermeiro deve estar atento às causas de demências reversíveis — por exemplo a neurológica (hidrocefalia), as infecciosas (meningite crônica) e o alcoolismo crônico —, as quais, se tratadas precocemente, podem reverter o quadro demencial. - Esta afirmação está correta, pois existem demências que podem ser revertidas se tratadas a tempo. d) Nos quadros de pseudo-hipertensão — fenômeno comum na pessoa idosa —, poderá ser utilizada a manobra de Osler, que consiste na insuflação do manguito no braço do paciente até o desaparecimento do pulso radial; se a artéria for palpável após esse procedimento, o paciente é considerado Osler negativo. - A descrição da manobra de Osler está incorreta, pois a interpretação do resultado não é essa. e) A incontinência urinária, incapacidade de controlar a eliminação da urina na bexiga, pode restringir a independência da pessoa idosa, assim como comprometer sua aceitação social e convívio familiar, sendo indicado, nessas situações, o uso constante de fraldas. - Embora a incontinência urinária possa afetar a qualidade de vida, a afirmação de que o uso constante de fraldas é indicado não é uma abordagem ideal, pois existem outras opções de manejo. Portanto, a alternativa correta é: c) O enfermeiro deve estar atento às causas de demências reversíveis — por exemplo a neurológica (hidrocefalia), as infecciosas (meningite crônica) e o alcoolismo crônico —, as quais, se tratadas precocemente, podem reverter o quadro demencial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A alimentação tem papel fundamental para prevenção e controle da osteoporose. A esse respeito, é correto afirmar que
(A) o consumo excessivo de carnes vermelhas está relacionado ao menor risco de osteoporose.
(B) os nutrientes mais diretamente associados com a prevenção da perda óssea são o cálcio e a vitamina D.
(C) a prática de atividade física aumenta a absorção de cálcio somente na infância, sendo nula na idade adulta e na velhice.
(D) a presença de magnésio, além de outros minerais, dificulta a absorção do cálcio.
(E) as frutas cítricas são a melhor fonte de pró-vitamina D, sendo fundamental o seu consumo na prevenção da osteoporose.

Mais conteúdos dessa disciplina