Logo Passei Direto
Buscar
Acerca do sistema tributário brasileiro, julgue os itens a seguir e marque a resposta correta:
Escolha uma opção:
a. Não se admite a instituição de impostos por meio de medida provisória.
b. O exercício do poder de polícia administrativa é um dos fatos geradores da cobrança de taxas, impostos e contribuições de melhoria.
c. A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social(COFINS) não é de caráter tributário.
d. Segundo entendimento do STF, o serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
e. A valorização do imóvel não é requisito para a cobrança da contribuição de melhoria.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Não se admite a instituição de impostos por meio de medida provisória. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Constituição Federal proíbe a criação de impostos por medida provisória. b) O exercício do poder de polícia administrativa é um dos fatos geradores da cobrança de taxas, impostos e contribuições de melhoria. - Esta afirmação é incorreta, pois o poder de polícia é um fato gerador apenas para a cobrança de taxas, não para impostos e contribuições de melhoria. c) A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) não é de caráter tributário. - Esta afirmação é falsa, pois a COFINS é uma contribuição de natureza tributária. d) Segundo entendimento do STF, o serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa. - Esta afirmação é incorreta, pois o STF já decidiu que a iluminação pública pode ser remunerada por taxa, desde que respeitados os requisitos legais. e) A valorização do imóvel não é requisito para a cobrança da contribuição de melhoria. - Esta afirmação é falsa, pois a valorização do imóvel é um dos requisitos para a cobrança da contribuição de melhoria. Diante da análise, a alternativa correta é: a) Não se admite a instituição de impostos por meio de medida provisória.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a contribuição de melhoria seja cobrada, é necessário que uma obra pública:
a. Seja realizada.
b. Valorize área urbana.
c. Beneficie imóvel particular.
d. Necessite de custeio particular.
e. Valorize imóvel público.

De acordo com o CTN:
Escolha uma opção:
a. As espécies de lançamento são: direto, por homologação e autolançamento.
b. O lançamento é atividade discricionária da administração, embora privativa.
c. Enseja consignação judicial da importância do crédito tributário a recusa da Fazenda em receber o crédito.
d. A moratória, em caráter individual, pode ser cancelada a qualquer tempo, segundo prudente discrição da autoridade administrativa.
e. Havendo causa suspensiva da exigibilidade do crédito tributário, começa a correr o prazo prescricional para que a Fazenda Pública ajuize a execução.

O contribuinte que efetua o recolhimento do tributo em data posterior ao vencimento da obrigação tributária fica sujeito ao pagamento de multa e juros moratórios. Considerando a opção pelo parcelamento do débito, é verdadeiro afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Multa e juros moratórios são sempre exonerados, salvo se a lei instituidora do parcelamento versar de forma diversa.
b. Multa e juros não são devidos.
c. Multa e juros moratórios são devidos sempre que houver o atraso, inexistindo hipótese de exoneração por parte do sujeito ativo.
d. Multa e juros moratórios são sempre devidos, salvo se a lei instituidora do parcelamento versar de forma diversa.
e. Multa e juros moratórios não podem ser exigidos se o contribuinte solicitar o parcelamento do débito.

A norma jurídica encarregada de dispor sobre conflitos de competência em matéria tributária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é:
Escolha uma opção:
a. A Emenda Constitucional.
b. A lei ordinária.
c. O decreto.
d. A lei complementar.
e. A lei específica.

Determinada instituição social, entidade assistencial imune ao pagamento de tributos, aluga um de seus imóveis a estacionamento de veículos, não sendo a locação a sua atividade típica. Nesse caso, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. para que tenha garantida a imunidade em favor da instituição social e, por conseguinte, não se veja obrigada ao pagamento do IPTU, é necessário que o imóvel esteja integralmente destinado a sua atividade-fim.
b. permanece a imunidade quanto à cobrança de IPTU do imóvel destinado a estacionamento, independentemente da destinação dada à renda obtida com a exploração do imóvel, em razão da força vinculante de sua decisão concessiva.
c. Não há nenhuma imunidade.
d. como o caso configura exploração da atividade empresarial, a entidade está sujeita ao pagamento do IPTU sobre o imóvel alugado a terceiros, uma vez que a imunidade não alcança a renda do beneficiário.
e. ainda que alugado a terceiros, permanece imune ao IPTU o imóvel pertencente à instituição social, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades essenciais de tal entidade.

Pode o Presidente da República instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas através de Medida Provisória?
Escolha uma opção:
a. Não, porque a Constituição veda a edição de Medida Provisória em matéria reservada à Lei Complementar.
b. Não, porque tal imposto não se encontra na competência tributária da União.
c. Sim, porque a Constituição lhe confere poder para editar Medida Provisória com força de Lei.
d. Sim, pois está dentro de seu poder discricionário.
e. Sim, porque compete ao Presidente da República o poder regulamentar das leis.

A imunidade recíproca:
Escolha uma opção:
a. Aplica-se aos tributos das entidades políticas componentes da Federação Brasileira, bem como em relação à renda, ao patrimônio ou serviços das autarquias e das fundações mantidas pelo Poder Público.
b. Existe para preservar o princípio federativo, prevenindo atritos entre as entidades políticas, decorrentes de relações jurídicas de natureza tributária.
c. Aplica-se apenas a impostos, dispensando a entidade imune das obrigações acessórias.
d. Aplica-se apenas a taxas, dispensando a entidade imune do pagamento dessa espécie tributária.
e. Não impede a tributação, através de impostos, de rendas, patrimônios ou serviços das entidades políticas, bem como de suas autarquias e fundações.

Normas gerais em matéria tributária são fixadas através de:
Escolha uma opção:
a. Emenda à Constituição.
b. Lei delegada.
c. Lei complementar federal.
d. Lei ordinária.
e. Medida provisória com força de lei.

Analise os itens a seguir:
É correto o que se afirma APENAS em
I. Pavimentação asfáltica é fato gerador de taxa de serviço específico e divisível; deve ter valor fixo para todos os beneficiários da obra.
II. Serviço de coleta de lixo domiciliar é fato gerador de taxa de serviço específico e indivisível; deve ter valor fixo para todos os beneficiários do serviço, desde que haja efetiva fruição.
III. A concessão de alvará de construção pode ser remunerada por taxa de polícia, pois se trata de exercício regular do poder de polícia.
IV. O imposto pode ter por fato gerador serviços públicos indivisíveis, assim como o serviço de iluminação pública.
V. A destinação do produto da arrecadação é irrelevante para definir a natureza jurídica do tributo como imposto.
a. II e III.
b. I e IV.
c. I e II.
d. IV e V.
e. III e V.

Mais conteúdos dessa disciplina