Buscar

Qual a importância da resistência das bactérias aos antibióticos?

"Qual a importância da resistência das bactérias aos antibióticos e das doenças causadas por bactérias resistentes no panorama actual da saúde nacional e mundial?"

 

Surgiu num trabalho e não sei responder à questão nem encontro a informação em nenhum local...

 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Wemmerson Albuquerque

A cada dia, novas cepas de bactérias surgem resistentes aos medicamentos atuais. 

Esses organismos surgem da "seleção natural" que nós, os humanos, aplicamos todos os dias ao tratarmos pessoas com drogas que conseguem produzir a morte celular. Porém, nem todas as bactérias morrem, e as que sobreviveram para contar história, não o fizeram por misericórdia. 

As bactérias que sobrevivem contam com algum tipo de mecanismo que, produzida naturalmente através de mutações, as ajudam a combater nossos tratamentos, por inúmeras vezes, as bactérias conseguem trocar entre si essa informação genética. O que colabora com o surgimento de novas cepas.

Com o tempo (daqui para frente tende a piorar) a quantidade de bactérias será um problema pois teremos tratamentos ineficazes, e então pessoas começaram a morrer.

É de extrema importância na saúde de uma maneira global o controle dessas cepas, pois poderão gerar situações de emergência por onde passarem. Estudos são feitos todos os dias na tentativa de achar novos antibióticos, porém existe algo tão importante quanto as pesquisas. A conscientização.

Campanhas são realizadas todos os anos em prol do consumo consciente de medicamentos, porém é difícil lidar com a situação, principalmente em lugares onde a profissão do farmacêutico não recebe o devido crédito.

Resumindo. Esse assunto é muito importante no panorama mundial de saúde, pois o controle é vital para evitar epidemias e pandemias.

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais