Logo Passei Direto
Buscar
Uma determinada espécie de animais, comumente criada pelo homem, apresenta várias raças distintas. O surgimento dessas diferentes raças se deve a:
a) mutações genéticas provocadas artificialmente pelo homem.
b) seleção e isolamento reprodutivo de indivíduos com mutações genéticas ocorridas naturalmente.
c) cruzamento de espécies diferentes para a obtenção de híbridos que formam as diferentes raças.
d) pelo confinamento de indivíduos da mesma espécie em diferentes lugares, promovendo assim a variação genética.
e) cruzamento de indivíduos comuns da espécie com indivíduos híbridos.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para entender o surgimento de diferentes raças em uma espécie de animais criada pelo homem, é importante considerar os processos de seleção e reprodução que ocorrem ao longo do tempo. Analisando as alternativas: a) Mutações genéticas provocadas artificialmente pelo homem - Embora mutações possam ocorrer, a criação de raças geralmente não depende apenas de mutações artificiais. b) Seleção e isolamento reprodutivo de indivíduos com mutações genéticas ocorridas naturalmente - Esta opção reflete bem o processo de seleção natural e artificial, onde indivíduos com características desejáveis são selecionados e isolados para reprodução. c) Cruzamento de espécies diferentes para a obtenção de híbridos que formam as diferentes raças - Isso se refere mais a híbridos do que a raças, que são variações dentro da mesma espécie. d) Pelo confinamento de indivíduos da mesma espécie em diferentes lugares, promovendo assim a variação genética - O confinamento pode levar a variações, mas não é o principal fator para a formação de raças. e) Cruzamento de indivíduos comuns da espécie com indivíduos híbridos - Isso não é um processo típico para a formação de raças, mas sim para a criação de híbridos. A alternativa que melhor explica o surgimento de diferentes raças em uma espécie de animais criada pelo homem é: b) seleção e isolamento reprodutivo de indivíduos com mutações genéticas ocorridas naturalmente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z.
Assinale a alternativa CORRETA que identifica o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA:
a) X é uma ribose.
b) Y é um fosfato.
c) Z é uma Timina.
d) X é uma Uracila.
e) Z é um nucleosídeo.

Recentemente, uma nova espécie de caramujo aquático foi descrita para a América do Norte. Os pesquisadores estavam estudando o que acreditavam se tratar de duas populações de uma espécie bem conhecida, quando observaram que os indivíduos da população ‘A’ apresentavam características morfológicas diferentes daquelas observadas nos indivíduos da população ‘B’. Para confirmar que a população ‘A’ representava uma nova espécie, os pesquisadores analisaram e compararam o DNA dos indivíduos provenientes das duas populações e provaram, através de experimentos de laboratório, que esses indivíduos não são capazes de se acasalar. As diferenças observadas no DNA e o fato de os indivíduos das duas populações não terem acasalado e, portanto, não gerarem descendentes férteis foram interpretados pelos cientistas como provas de que essas duas populações correspondem a duas espécies diferentes.
Assinale a opção com as afirmativas CORRETAS:
I. O mecanismo de isolamento reprodutivo entre as populações de caramujos poderia ser do tipo pré-zigótico, já que os indivíduos não foram capazes de se acasalar.
II. Duas populações que se encontram em alopatria podem se tornar espécies diferentes ao longo do tempo devido à manutenção do fluxo gênico.
III. Através de mutações no DNA e ausência de fluxo gênico, alelos diferentes vão sendo fixados nas duas populações levando à formação de duas espécies diferentes.
IV. O isolamento geográfico pode resultar em mudanças no fenótipo, que tornam os indivíduos incompatíveis para a reprodução.
V. O isolamento reprodutivo pode ocorrer em consequência do isolamento geográfico e ausência de fluxo gênico entre populações alopátricas.
A - somente I, II, V.
B - somente I, II, III, IV.
C - somente I, III, IV, V.
D - somente III, IV, V.
E - I, II, III, IV e V.

Gregor Mendel propôs explicações sobre regras que definem como as características hereditárias são herdadas. É correto afirmar que
a) a lei da segregação dos fatores ou primeira lei foi formulada depois que Mendel observou o desaparecimento do caráter recessivo em F1 e seu reaparecimento em F2, na proporção de 1 dominante para 3 recessivos.
b) de acordo com a lei da segregação independente ou segunda lei de Mendel os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, ou seja, alelos de genes diferentes segregam da mesma maneira.
c) a ervilha foi escolhida como material de estudo porque é de fácil cultivo, possui ciclo de vida curto, produz descendência fértil e pela facilidade para realizar polinização artificial e identificar as variedades por características distintas.
d) ao estudar 3 características, simultaneamente, Mendel obteve uma distribuição dos tipos de fenótipos em F2 na proporção de 27 : 9 : 9 : 9 : 3 : 3 : 3 :1 e concluiu que as leis que propôs eram válidas para até 2 características.

A doação de sangue é um ato voluntário e solidário. Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue, que correspondem a menos de 10% do volume sanguíneo total de um adulto, por esse motivo só é permitida a doação por pessoas acima de 50 kg. Isso não afeta nossa saúde, pois o plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, e as hemácias demoram alguns meses.
Sobre a herança dos grupos sanguíneos na espécie humana, é CORRETO afirmar:
A - um casal formado por um homem com sangue do tipo O e uma mulher com sangue tipo B pode ter um filho com sangue do tipo AB.
B - com relação à dominância, o tipo sanguíneo A é dominante sobre o tipo sanguíneo B, e ambos são dominantes sobre o tipo O.
C - um casal formado por um homem com sangue do tipo A e uma mulher com sangue tipo B pode ter um filho com sangue do tipo O.
D - uma pessoa com sangue do tipo AB pode doar para pessoas dos tipos A, B, AB e O, por ser considerado um doador universal.
E - uma pessoa com sangue do tipo O recebe sangue de pessoas dos tipos A, B, AB e O, por ser considerado um receptor universal.

Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal. Considere as seguintes possibilidades em relação ao fenótipo dos pais.
I - Um deles pode ser do grupo A; o outro, do grupo B.
II - Um deles pode ser do grupo AB; o outro, do grupo O.
III - Os dois podem ser do grupo AB.
A. Apenas I.
B. Apenas II.
C. Apenas III.
D. Apenas II e III.
E. I, II e III.

No bloco superior abaixo, estão citados dois termos utilizados na determinação do padrão de herança monogênica nas famílias; no inferior, os critérios envolvidos na descrição dos termos. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1. Autossômica
2. Ligada ao X
( ) Presença igual em homens e mulheres.
( ) Transmissão direta de homem para homem.
( ) Homens afetados terão todas as filhas afetadas, se a característica for dominante.
( ) Mulheres afetadas terão todos os filhos homens afetados, se a característica for recessiva.

Mais conteúdos dessa disciplina