Buscar

Definição de modelagem

💡 7 Respostas

User badge image

Felipe Roosevelt

Modelagem é o processo de aprendizagem onde comportamentos operantes são aprendidos, atráves de uma série de passos e de aproximações sucessivas, do desempenho inicial ao desempenho final, até se chegar ao comportamento desejado.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O conceito de Modelagem do Comportamento é criação dos psicólogos behavioristas; parte da ideia de criar modelos experimentais para entender o funcionamento do comportamento; experiências como a famosa "Caixa de Skinner" foram importantes para a elaboração das ideias sobre reflexos condicionados; num ambiente controlado Skinner foi capaz de ensinar ratos a adotarem comportamentos para receber água e comida, como acionar botões numa ordem determinada.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Modelagem Humana é um tipo de psicoterapia. O cliente é solicitado a "fazer uma pessoa", ou seja, um personagem fictício e com qualidades humanas e naturais. Na conclusão desta tarefa, o cliente é convidado a escrever ou contar uma história de vida que termina no presente, sobre a pessoa fictícia, e / ou fazer um modelo da pessoa fictícia de material de arte ou qualquer meio que o cliente escolha.


A pessoa fictícia é então referida como a 'pessoa modelada', e é tratada como se fosse uma pessoa 'real' e uma vida 'real'. 'Real' neste contexto refere-se ao espaço transicional no sentido winnicottiano. Seguindo essas instruções, cria-se um reino terapêutico no qual a experiência subjetiva do cliente é trazida à tona, na forma de uma metáfora.


Isso permite que o terapeuta e o cliente explorem juntos a vida, o caráter e os conflitos da pessoa modelada. Deixa várias oportunidades para o psicoterapeuta influenciar o cliente. isto é, através da dramatização , da imaginação guiada e assumindo o papel da pessoa modelada.


O modo indireto (terceira pessoa / metafórico) no qual essa forma de terapia é conduzida parece aumentar o efeito terapêutico e o nível de integração alcançado. Referências às semelhanças entre cliente e pessoa modelada não são encorajadas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais