Logo Passei Direto
Buscar

Surdez e Inclusão

Colégio Objetivo
O desenvolvimento e a aquisição da Língua de Sinais em relação ao desenvolvimento da Língua Oral passam por algumas fases.
Assinale a alternativa CORRETA.
Pré-linguístico, Estágio de dois sinais, primeiras combinações, múltiplas combinações.
Pré-linguístico, Estágio de um sinal, primeiras combinações, múltiplas combinações.
Primeiras combinações, Estágio de dois sinais, múltiplas combinações.
Pré-linguístico, Estágio de um sinal, primeiras combinações.
Estágio de um sinal, primeiras combinações, múltiplas combinações.
User badge image
Estudando com Questões

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A aquisição da Língua de Sinais, assim como a da Língua Oral, realmente passa por diferentes fases. A alternativa correta é: Pré-linguístico, Estágio de um sinal, primeiras combinações, múltiplas combinações. Essa sequência reflete o desenvolvimento gradual da comunicação, começando com gestos pré-linguísticos, passando por sinais isolados, até chegar a combinações mais complexas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.
O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos.
O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula.
Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante.
O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas.
Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades.

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito.
Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.
Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística.
Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.
Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação.
Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula.
Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível.

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção CORRETA.
Ao incluir o tema sobre a modalidade escrita da língua portuguesa para surdos como conteúdo nos cursos de fonoaudiologia, a legislação obriga que os fonoaudiólogos tenham formação em letras.
A oferta de disciplina que ensina português como segunda língua para surdos é de natureza facultativa aos cursos de pedagogia.
Conforme legislação, os cursos de letras devem formar professores para o ensino e para a interpretação da LIBRAS em habilitação específica em nível de graduação.
O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para pessoas surdas deve seguir metodologia idêntica para todos os aprendizes.
Conforme legislação, a formação de professor de português como segunda língua pode ser feita pela inserção de uma disciplina no currículo.

A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
Analise as afirmativas a seguir sobre essa Lei, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Essa Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras – a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
A Língua Brasileira de Sinais – Libras – não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
V – F – F – V.
F – F – V – V.
V – V – F – F.
V – V – V – V.
F – V – V – V.

Ao longo da história dos Surdos, percebemos que ela passa por duas vertentes: a clínico-terapêutica e a socioantropológica. A partir da vertente socioantropológica, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. O olhar sobre a deficiência, volta-se para a surdez. II. A deficiência passa a ser diferença. III. O Oralismo cede lugar à Língua de Sinais. IV. A visão antropológica considera possibilidades para o Surdo.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I e II.
I, III e IV.

A partir da Língua de Sinais, avalie as asserções a seguir, a relação proposta entre elas e assinale a alternativa CORRETA.
I. A Língua de Sinais é a Língua natural de uma criança surda, entende-se que ela será adquirida naturalmente.
II. O processo de aquisição da Língua de Sinais é o mesmo processo de aquisição da Língua Portuguesa Oral.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina