Ed
ano passado
Vamos analisar cada afirmativa: I. O pensamento positivista reconhecia que os princípios do mundo físico e do mundo social diferiam entre si quanto à essência, mas assumia que as leis filosóficas e metafísicas se aplicavam indistintamente aos fenômenos naturais e às questões humanas. Falso. O positivismo, na verdade, buscava aplicar os métodos das ciências naturais ao estudo das ciências sociais, mas não necessariamente afirmava que as leis filosóficas e metafísicas se aplicavam indistintamente. II. O pensamento positivista apontava as leis sociais como a base da regulamentação da vida humana, da natureza como um todo e até mesmo do próprio universo. Falso. O positivismo enfatizava a observação e a descrição das leis sociais, mas não necessariamente as via como a base de toda a regulamentação da vida humana e do universo. III. O pensamento positivista foi inspirado no método de investigação das ciências naturais e postulava que fossem identificados, nas relações sociais, as mesmas relações e princípios que os cientistas naturais utilizavam para explicar a vida natural. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o positivismo realmente buscava aplicar os métodos das ciências naturais ao estudo das ciências sociais. Com base nas análises, apenas a afirmativa III está correta. Portanto, a alternativa correta é: e) III.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material