Mulher, branca, de 40 anos, sem presença de doença aterosclerótica, com diagnóstico de diabetes mellitus recente, vem à consulta trazendo exames laboratoriais com resultados dentro da normalidade. Nega histórico de tabagismo e de consumo de álcool, nega histórico de doença cardiovascular na família. No exame físico, nenhuma alteração.
Você analisa o caso em relação ao risco cardiovascular da paciente, de acordo com a Calculadora para estratificação de risco cardiovascular da sociedade brasileira de cardiologia.
Essa análise permite concluir que:
Escolha uma opção:
a paciente pode ser classificada como de risco cardiovascular baixo.
o risco cardiovascular nesse caso é classificado como alto.
podemos classificar o caso como de risco cardiovascular intermediário.
faltam informações para estimar o risco cardiovascular paciente.
Ed
há 7 meses
Com base nas informações fornecidas, a paciente é uma mulher de 40 anos, sem histórico de doenças ateroscleróticas, sem fatores de risco adicionais como tabagismo ou consumo de álcool, e com exames laboratoriais normais. O diabetes mellitus recente é um fator de risco, mas, considerando a ausência de outros fatores e a idade, a paciente pode ser classificada como de risco cardiovascular baixo. Portanto, a opção correta é: a paciente pode ser classificada como de risco cardiovascular baixo.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade