Buscar

Um atirador de elite dispara com um fuzil em pé com a parte traseira da arma apoiada em seu ombro. Se o momento de avanço do projétil é o mesmo que o

que o de recuo da arma, por que não é tão perigoso ser atingido pela arma como pelo projétil ?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Barcelos

é justamente pela conservação da energia parte da energia liberada do disparo é o recuo do rifle e o resto da energia e a velocidade cinetica do projétil e o dano que o projétil faz no alvo. imagine que uma quantidade x de energia e liberada, ela é distribuída no alvo também.
3
Dislike0
User badge image

Rodrigo

Uma bala de um fuzil não deve pesar mais que 60 gramas e vamos considerar sua velocidade inical como de 600 m/s (informações obtidas em pesquisas rápidas na internet rsrsrs)

Assim, seu momento é de p=mv=(60*10^-3)*600=36 kg*m/s

Agora, vamos considerar a arma, que pesa aproximadamente 4,5 kg

Assim, a velocidade com que ela atinge o atirador é de v = 36/4,5 = 8 m/s

Algo que deve ser levado em conta, também é área que ambas atingem, a arma é muito maior que a bala, assim a área de impacto vai ser muito maior, ou seja, a a pressão exercida será menor no corpo, e devida a baixa velocidade, grande área, enfim, um bom atirador não irá se ferir ao disparar um fuzil.

Enquanto a bala, é pequena, tem movimento de rotação também, sua área de impacto tbm é pequena, logo, a bala exerce uma grande pressão na área atingida, e por todos esses fatores, perfura facilmente.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão iremos analisar a questão da conservação do momento linear. Como sabemos, durante o disparo do fuzil há a conservação do momento linear. O momento linear é um vetor cujo módulo equivale ao produto da massa do corpo por sua velocidade e a sua direção e sentido são iguais aos do seu vetor velocidade. Portanto, ao analisarmos, veremos que a massa do projétil é várias vezes menor que a massa do fuzil. O que implica que o projétil, mesmo saindo com uma velocidade muito superior, possui um momento linear relativamente baixo. Ou seja, a arma, que posssui o mesmo momento linear, por ter uma massa muito maior, possui uma velocidade muito menor. Tal fato faz com que seja muito mais perigoso ser atingido pela arma do que ser atingido pelo projétil. Abaixo será mostrado o que equaciona o momento linear.

\(p=mv\)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais