Logo Passei Direto
Buscar
Com base nesse contexto, admita que a distância entre os eletrodos de um campo elétrico é de 20 [cm] e que a diferença de potencial efetiva aplicada ao circuito é de 6 [V]. Nesse caso, o módulo do campo elétrico, em [V/m], equivale a:
Nesse caso, o módulo do campo elétrico, em [V/m], equivale a:
A 30.
B 10.
C 20.
D 40.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para calcular o módulo do campo elétrico (E) entre os eletrodos, podemos usar a fórmula: \[ E = \frac{V}{d} \] onde: - \( V \) é a diferença de potencial (em volts), - \( d \) é a distância entre os eletrodos (em metros). Dado que a diferença de potencial é de 6 V e a distância é de 20 cm (que é 0,2 m), podemos substituir os valores na fórmula: \[ E = \frac{6 \, V}{0,2 \, m} = 30 \, V/m \] Portanto, o módulo do campo elétrico é 30 V/m. A alternativa correta é: A 30.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Vamos considerar duas esferas condutoras A e B, uma eletrizada (A) e outra neutra (B). Ao colocarmos a esfera A, positivamente carregada, em contato com a esfera B, aquela atrai parte dos elétrons de B. Assim, A continua eletrizada positivamente, mas com uma carga menor, e B, que estava neutra, fica eletrizada com carga positiva. Essa é a maneira mais simples de se eletrizar um corpo. Quando dois corpos são encostados ou ligados por fios, pode haver a passagem de elétrons de um para o outro. Para que se realize esse tipo de eletrização, os corpos e os fios devem ser condutores, e nunca isolantes.
Com base nesse assunto, vamos supor que uma pequena esfera condutora A, no vácuo, possui, inicialmente, uma carga elétrica Q. Ela é posta em contato com outra esfera, idêntica a ela, mas neutra, e ambas são separadas após o equilíbrio eletrostático ter sido atingido. Esse procedimento é repetido mais 10 vezes, envolvendo outras 10 esferas idênticas à esfera A, todas inicialmente neutras. Ao final, a carga da esfera A é igual a:
a) Q/(2^15).
b) Q/(2^10).
c) Q/(2^12).
d) Q/(2^11).

Antes de se chegar ao modelo mais atual, o modelo atômico de Schrodinger, Sommerfeld acrescentou um detalhe ao modelo de Rutherford e de Bohr: o fato de que os elétrons não giram em órbitas circulares, mas em órbitas elípticas, alternando momentos em que estão mais próximos do núcleo e outros no qual estão mais afastados. Isso significava que a velocidade deles sofria variação. Finalmente, Schrodinger, após inúmeros cálculos, colocou em desuso a ideia de órbitas ao redor do núcleo atômico. A região na qual os elétrons se encontram se assemelharia mais a nuvens eletrônicas. Desde 1923, esse é o modelo atômico vigente.
Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Todos os objetos materiais são compostos de átomos. Existem diferentes tipos de átomos conhecidos como elementos atômicos.
II- Os elementos atômicos podem se combinar para formar compostos com propriedades distintas.
III- Os objetos materiais não são compostos de átomos e moléculas desses elementos e compostos.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e II estão corretas.

A indução eletrostática consiste no fenômeno da separação de cargas em um corpo condutor (induzido), devido à proximidade de outro corpo eletrizado (indutor). Preparando-se para uma prova de física, um estudante anota em seu resumo os passos a serem seguidos para eletrizar um corpo neutro por indução, e a conclusão a respeito da carga adquirida por ele.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo III com IV e que sua conclusão está correta.
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo I com II e que sua conclusão está correta.
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo I com II e que sua conclusão está errada.
( ) Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá inverter o passo III com IV e que sua conclusão está errada.
a) F - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) F - V - F - F.
d) V - F - F - F.

Ao aproximarmos um corpo eletricamente carregado de um eletroscópio de folhas sem tocá-lo, é possível perceber que suas folhas, feitas de material condutor, abrem-se, indicando a presença de cargas elétricas próximas.
Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se ao contato elétrico entre o corpo carregado e o eletroscópio.
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se ao surgimento de uma separação de cargas, induzida pela carga presente no corpo aproximado.
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se à eletrização por contato promovida entre o corpo carregado e o indutor.
( ) A abertura das folhas do eletroscópio deve-se à transferência de elétrons pela eletrização por atrito que surge entre o ar e o eletroscópio.
a) F - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina