Questao 10. Qual a resposta correta?

Questão 10/10

“De fato, as primeiras obras de teoria do currículo buscaram constituir um campo epistemológico no qual a seleção e ordenação do conhecimento escolar tornaram-se objeto de intervenção científica e política. A assepsia de tal modelo desenraizou o campo de sua origem imersa nos embates políticos sobre a democratização da educação e sobre as finalidades da escola em relação à transmissão da cultura encerrando o currículo em práticas discursivas de natureza administrativo-pedagógica. Concebida como uma atividade teórica, a elaboração e planejamento do currículo implicaram maior controle sobre o conhecimento e sobre professores e alunos. Esta abordagem predominou no currículo norte-americano durante boa parte do século XX, a despeito de outras posições contrárias, alcançando sua expressão máxima com o modelo de objetivos de Tyler nos anos 1950.”

XAVIER, Libânia Nacif (org). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 80.

De acordo com o texto acima e os conteúdos abordados no livro base, assinale a alternativa que caracterizam a concepção de Tyler:

A

Seu foco estava no aluno, e toma o currículo como um meio para a consecução de objetivos determinados por eles e suas experiências.

B

Pensa o currículo como experiência necessária para conduzir o processo, sendo guiado pela experiência que determinaram os objetivos, sempre centrado no aluno.

C

Seu foco está no professor, e encara o currículo como um meio para alcançar os objetivos e fins da educação.

D

Seu foco está no método, partindo da discussão de quais os fins da educação, propõem objetivos a serem alcançados e quais experiências são adequadas para alcançá-los.

E

Pensa o currículo como um meio para se alcançar objetivos, pensando quais experiências o professor possui para transmitir ao aluno.

#PEDAGOGIA
#pesquisaepraticaprofissional
#apool
Disciplina:Pesquisa e Prática Profissional:a Escola1.519 materiais