Logo Passei Direto
Buscar
Observe o texto a seguir: Características dos problemas ambientais que impactam a formulação de políticas 1. Os problemas ambientais são muito complexos para serem compreendidos em sua totalidade. 2. Podem ser originados de múltiplas fontes (difusas), o que dificulta o processo de responsabilização. 3. Envolvem incerteza e, muitas vezes, dependem de conhecimento científico para que suas causas sejam conhecidas e suas soluções, detectadas. 4. Os problemas podem ser apontados pelos cientistas, mas não serem percebidos como tais pelos formuladores de políticas até que tenham se agravado (o que dificulta a ação preventiva). 5. Envolvem atores (stakeholders) com crenças, objetivos e interesses conflitantes.
Com base nas políticas públicas ambientais, analise as afirmativas a seguir:
I- A legislação ambiental brasileira favorece a possibilidade de construção de inúmeras políticas públicas, como a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), por exemplo.
II- Como um exemplo de política pública regulatória, temos as certificações de qualidade da gestão ambiental.
III- As áreas protegidas como as Unidades de Conservação e o Zoneamento Ambiental são exemplos de políticas públicas estruturadoras.
IV- As políticas públicas indutoras de comportamento buscam influenciar atitudes de indivíduos e grupos sociais.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e IV estão corretas.
User badge image
EducaFit

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A legislação ambiental brasileira realmente favorece a construção de políticas públicas, como a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA). Esta afirmativa está correta. II- As certificações de qualidade da gestão ambiental são mais vistas como instrumentos de gestão do que como políticas públicas regulatórias. Portanto, essa afirmativa não está correta. III- As áreas protegidas, como as Unidades de Conservação e o Zoneamento Ambiental, são de fato exemplos de políticas públicas estruturadoras. Esta afirmativa está correta. IV- As políticas públicas indutoras de comportamento têm como objetivo influenciar atitudes de indivíduos e grupos sociais. Esta afirmativa está correta. Agora, vamos compilar as informações: - Afirmativa I: Correta - Afirmativa II: Incorreta - Afirmativa III: Correta - Afirmativa IV: Correta Com base nisso, as afirmativas corretas são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: B) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com o desenvolvimento do sistema econômico capitalista e, atrelado a ele, o avanço da industrialização e do processo de globalização, diversas correntes econômicas foram sendo formuladas, buscando evidenciar e favorecer necessidades do próprio sistema capitalista. Vale ressaltar que em cada uma dessas correntes, acentua-se questões relacionadas à degradação ambiental e desconsideração às questões sociais inerentes ao modo de produção capitalista.
De acordo com as correntes econômicas e a evolução do sistema capitalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O liberalismo predominou na 1ª fase da Revolução Industrial, estando associado ao capitalismo industrial, ele é marcado pela ausência da intervenção estatal na economia, deixando o mercado livre. ( ) O neoliberalismo é uma nova forma de liberalismo, com foco em privatizações, sendo desenvolvida após a 2º Revolução Industrial, estando atrelado à fase do capitalismo informacional. ( ) O keynesianismo buscou superar os efeitos da crise de 1929, causada principalmente pela superprodução incentivada pela corrente econômica anterior. Ele baseia-se na intervenção do estado na economia, buscando o bem-estar social para a redução de crises. ( ) O período do capitalismo mercantilista foi marcado pela época das grandes navegações, em que o comércio era predominante e a corrente econômica era baseada no protecionismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – F – V – V.
B V – V – F – V.
C V – F – V – F.
D V – F – V – V.

A atual fase do capitalismo estudada por economistas e pesquisadores de diversas áreas, pode ser chamada de capitalismo informacional, que é pautada pela predominância da corrente econômica neoliberal que, dentre outras características, amplia a atuação das multinacionais pelo mundo, incentiva privatizações e busca explorar áreas com vantagens locacionais que favoreçam a execução de atividades econômicas com o menor custo possível, podendo afetar populações e áreas naturais protegidas. Sobre o meio pelo qual se pode aprofundar os problemas ambientais de um país, pelas práticas inseridas na atual fase do capitalismo e sua corrente econômica predominante, assinale a alternativa CORRETA:
A) Das vantagens inseridas nos países subdesenvolvidos que atraem empresas de diferentes países, as quais são obrigadas a estabelecer ações de proteção ambiental exigida por acordos com a ONU, por exemplo, sendo assim, os riscos ambientais são reduzidos. B) Dos movimentos sociais e ambientais, que buscam superar os problemas ambientais causados pelas multinacionais, sendo eles os responsáveis pela aplicação das leis e pela redução dos problemas ambientais no mundo subdesenvolvido. C) Dos problemas mais graves são de cunho social, pela exploração da mão de obra e pela baixa remuneração dos trabalhadores localizados nos países subdesenvolvidos, sendo este o principal problema apontado pela atual fase da globalização. D) Da abertura de países subdesenvolvidos ao capital estrangeiro, as multinacionais aproveitam-se de leis ambientais frágeis para explorar os recursos naturais sem a devida cautela e, com isso, intensificam-se os problemas ambientais e os impactos à natureza local.

Leia o trecho a seguir: Trata-se de uma realidade construída historicamente, fundamentada nas relações de dependência, dominação e exploração dos países ricos e poderosos sobre os mais pobres. No plano político, as relações internacionais estão marcadas por discursos a favor da cooperação, principalmente no que diz respeito aos problemas ambientais e socioeconômicos. A prática, entretanto, fica distante das falas, quando não caminha em sentido contrário.
Sobre o que está exposto, considerando o modelo econômico de exploração exacerbada dos recursos naturais, diferentes níveis de tecnologia e a relação de dependências entre os países, assinale a alternativa CORRETA:
A Países que se industrializaram tardiamente possuem vantagens competitivas mais avançadas do que os demais países, localizados principalmente no hemisfério sul, contendo heranças do período colonial, que incentivaram a exploração e a ocupação de terras para a agroindústria.
B Países do Sul, produzindo matérias-primas e produtos de baixo valor agregado e a dependência para com países do Norte, que produzem tecnologia e produtos de maior valor agregado, intensificando a desigualdade e a relação de dominância dos países do Norte sobre os países do sul.
C Países que pertencem ao hemisfério sul produzem mais tecnologia do que países do hemisfério norte, que são especializados em matérias-primas da agroindústria e não possuem tecnologia para ampliar sua produção industrial, tendo que depender de países ricos e industrializados.
D Países que desconsideram a importância de ampliar a tecnologia e o desenvolvimento para investir em matérias-primas que geram pouca riqueza, mas que não degradam o meio ambiente e não prejudicam as relações sociais internas dos países do sul.

De acordo com a atual Divisão Internacional do Trabalho, países subdesenvolvidos industrializados são explorados por países desenvolvidos, em uma relação de dependência tecnológica e econômica que favorece apenas os países do norte desenvolvido, ou seja, aqueles que possuem um nível de desenvolvimento econômico e industrial mais elevado.
Com base na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), analise as afirmativas a seguir: I- Países industrializados e desenvolvidos obtêm vantagens ao explorar os recursos naturais e mão de obra de países menos desenvolvidos, reduzindo suas externalidades negativas do processo produtivo, transferindo-as aos países mais pobres. II- Os centros administrativos de inovação e tecnologia, bem como os setores de produção das grandes corporações são deslocados para países subdesenvolvidos que possuem abertura para receber as transnacionais, favorecendo seu desenvolvimento econômico e industrial. III- Como vantagens competitivas dos países subdesenvolvidos industrializados, temos, como exemplos, as leis ambientais e trabalhistas menos rígidas e flexíveis, possibilitando a entrada de empresas transnacionais em países que não teriam condições de se desenvolver sem capital estrangeiro. IV- A atual DIT é fruto da ampliação do processo de globalização que, ao mesmo tempo que facilita as trocas comerciais, amplia possibilidades de exploração de recursos para além dos limites territoriais de um país ou continente, acentuando problemas como a exploração da natureza de forma desregulada e da mão de obra mal paga. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e IV estão corretas
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa IV está correta.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina