Buscar

Qual a diferença entre o Principio da Legalidade e a Reserva Legal

direito penal

Respostas

User badge image

Daniel Barboza

O princípio da legalidade, de modo geral, constante no art. 5º, II da CF (ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei), traz a exigênia de que a lei deve ser observada e respeitada.

Já a reserva legal, por sua vez, diz respeito à exigência, feita pelo legislador Constituinte, de que determinadas matérias sejam reguladas ou tratadas por lei. É o que ocorre quando a constuição determina que "é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:" (CF, art. 5º, XXXVIII).

3
Dislike0
User badge image

André Lima

Quando falamos em principio da legalidade estamos tratando do inciso II do art 5º da CF/88 que diz " que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Ou seja, a idéia propriamente dita de Estado de Direito. Noção mais genérica

Já quando falamos em Reserva legal tratamos dos casos em que o texto constitucional exige expresssamente regulação mediante lei para uma máteria expecífica. Ex: inciso XII do art 5º (é livre o exercicio de qualquer trabalho, oficio ou profissão , atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer). Noção mais específica.

1
Dislike0
User badge image

Jonas Wesley Pereira

Com base no Direito Constitucional Positivo, conforme leciona José Afonso da Silva, à vista do poder que a Carta Magna outorga ao Poder Legislativo, afirma ou douto autor que quando essa outorga consiste no poder amplo e geral sobre qualquer espécie de relações (...), tem-se o princípio da legalidade . Todavia, quando a Constituição reserva conteúdo específico, caso a caso, à lei, encontramo-nos diante do princípio da reserva legal (SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 421.).

Portanto, o princípio da legalidade, externado no artigo 5º , inciso II , da CR/88 , estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Logo, as obrigações dos indivíduos só podem ser criadas por espécies normativas produzidas em conformidade com o devido processo legislativo.

Já o princípio da reserva legal ocorre quando uma norma constitucional atribui determinada matéria exclusivamente à lei formal (ou a atos equiparados, na interpretação firmada na praxe), subtraindo-a, com isso, à disciplina de outras fontes, àquelas subordinadas . (CRISAFULLI, Vezio apud SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 421.)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando