Buscar

Qual a diferença entre a estatística paramétrica e a não-paramétrica?

Estatística

💡 2 Respostas

User badge image

Wagner Bortoletto

Estatística paramétrica é quando vc necessita de parâmetros amostrais para realizar cálculos. Tipo um teste-Z ou teste-t são estatíscas paramétricas pois necessitam de média e desvio-padrão, por exemplo. A paramétrica se aplica a dados quantitativos. A não-paramétrica é quando não se possui/necessita de parâmetros amostrais. É mais utilizada para dados qualitativos, mas pode ser utilizada em dados quantitativos tbm. Neste caso, vc irá utilizar vários métodos baseados nos postos das observações. Um teste de correlação de Spearman ou Kruskall-Wallis, por exemplo, seguem esta ideia.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Estatísticas paramétricas são quaisquer testes estatísticos baseados em suposições subjacentes sobre a distribuição dos dados. Em outras palavras, as estatísticas paramétricas são baseadas nos parâmetros da curva normal. Como as estatísticas paramétricas são baseadas na curva normal, os dados devem atender a determinadas suposições ou as estatísticas paramétricas não podem ser calculadas. Antes de executar qualquer estatística paramétrica, você deve sempre certificar-se de testar as suposições para os testes que você está planejando executar.

Como está implícito no nome, as estatísticas não paramétricas não são baseadas nos parâmetros da curva normal. Portanto, se seus dados violarem as suposições de uma estatística paramétrica e não paramétrica usual, é possível definir melhor os dados, tente executar o equivalente não paramétrico do teste paramétrico. Você também deve considerar o uso de testes equivalentes não paramétricos quando tiver tamanhos de amostra limitados (por exemplo, n <30). Embora os testes estatísticos não paramétricos tenham mais flexibilidade do que os testes estatísticos paramétricos, os testes não paramétricos não são tão robustos; portanto, a maioria dos estatísticos recomenda que, quando apropriado, as estatísticas paramétricas sejam preferidas.

0
Dislike0
User badge image

Claudio Matheus

Estatística paramétrica tem uma distribuição de probabilidade regendo o evento de interesse. Na estatística não paramétrica, define-se uma distribuição empírica para o evento de interesse, baseado na frequência e observação. Acontece que pode se aproximar tal distribuição da Normal. Já que em uma tem-se distribuições definidas e na outra é uma distribuição empírica, os testes também seguirão a mesma lógica. Na análise paramétrica, tem-se a distribuição normal para comparar médias com variância conhecida, assim como distribuição t para comparar médias com variância desconhecida dentre outras. Na estatística não paramétrica, utilizamos os testes de wilcoxon, Kolmogorov e etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais