Buscar

Qual a carência do auxílio maternidade para segurado especial?

Estudando pelo livro "Manual do Direito Previdenciário" do Hugo Goes, no capitulo referente às carências, pag. 182, encontro que para segurado individual, especial e facultativa a carência é de 10 contribuições mensais. 

Pouco a frente na pag. 183 também que para o segurado especial a carência é o número de meses de efetivo exercício da atividade rural. 

Transcrevo texto da lei 8.213, Art. 39, Paragrafo único "Parágrafo único. Para a segurada especial fica garantida a concessão do salário-maternidade no valor de 1 (um) salário mínimo, desde que comprove o exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, nos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao do início do benefício." 

Desta forma restou-me a dúvida, a carência do segurado especial ao auxílio maternidade é de "10" meses e ou de "12" meses conforme possibilidade do Art. 39, Paragrafo único da Lei 8.213?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcos Vinnícios Romeiro

Essa é uma dúvida natural, mas vamos por partes:

 

Primeiramente, esse prazo de 12 meses de carência (8.213 - art.39) está tacitamente revogado. Desconsidere.

 

Dessa forma sabemos que o tempo de carência é de 10 contribuições mensais, no caso do "segurado especial" não existe a necessidade de verter essas contribuições, mas sim de cumprir esse prazo em efetivo exercício de atividade rural.

 

Então, se o segurado especial cumpriu com a carência (10 meses de atividade rural no período imediatamente anterior, ainda que de forma descontínua) terá preenchido o quesito "carência" para então gozar do benefício "salário maternidade".

 

Obs: O benefício é "salário-maternidade" e não "auxílio maternidade", conforme descrito em sua dúvida. Bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A licença parental ou familiar é um benefício disponível para empregados em quase todos os países. Em alguns países e jurisdições, "licença familiar" também inclui a licença fornecida para cuidar de familiares doentes. Freqüentemente, os benefícios mínimos e os requisitos de elegibilidade são estipulados por lei.

A licença parental ou familiar não remunerada é fornecida quando um empregador é obrigado a manter o emprego de um funcionário enquanto este está em licença.

A licença parental ou familiar paga proporciona uma folga remunerada para cuidar ou tomar providências para o bem-estar de uma criança ou membro da família dependente.

Os três modelos mais comuns de financiamento são seguro social / previdência social (onde funcionários, empregadores ou contribuintes em geral contribuem para um fundo público específico), responsabilidade do empregador e misto políticas que combinam segurança social e responsabilidade do empregador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais