Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Felipe é empregado em determinada sociedade de advogados. O advogado ficou com dúvidas sobre os honorários de sucumbência e o contrato de trabalho foi omisso nesse ponto. Com base no caso apresentado e a disciplina do Estatuto da Advocacia e da OAB, bem como do seu Regulamento Geral, assinale a afirmativa correta.
Com base no caso apresentado e a disciplina do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados. Os honorários de sucumbência, percebidos por advogado empregado de sociedade de advogados são partilhados entre ele e a empregadora, na forma estabelecida em acordo.
B) Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência não são devidos aos advogados empregados.
C) Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados. Os honorários de sucumbência, percebidos por advogado empregado de sociedade de advogados são exclusivos do advogado empregado.
D) Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados com mais de dez anos de contrato.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base no Estatuto da Advocacia e da OAB. A) Esta alternativa afirma que os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados e que são partilhados entre o advogado e a sociedade de advogados. Isso está de acordo com a legislação, pois os honorários de sucumbência pertencem à sociedade, mas o advogado empregado pode ter direito a uma parte, conforme acordado. B) Esta alternativa diz que os honorários de sucumbência não são devidos aos advogados empregados. Isso não está correto, pois os honorários são devidos, mas a forma de recebimento pode variar. C) Esta alternativa afirma que os honorários de sucumbência são devidos e que são exclusivos do advogado empregado. Isso não está correto, pois, em regra, os honorários pertencem à sociedade de advogados. D) Esta alternativa menciona que os honorários de sucumbência são devidos apenas para advogados empregados com mais de dez anos de contrato. Isso não é verdade, pois não há tal exigência de tempo de contrato para o direito aos honorários. Após essa análise, a alternativa correta é a) "Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados. Os honorários de sucumbência, percebidos por advogado empregado de sociedade de advogados são partilhados entre ele e a empregadora, na forma estabelecida em acordo."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A advogada Rita, em situação regular perante a OAB, deseja candidatar-se ao cargo de conselheiro de um Conselho Seccional da OAB.
Considerando as informações acima e o disposto no Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta.
A) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 5 (cinco) anos, nas eleições para os demais cargos.
B) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de 2 (dois) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os demais cargos.
C) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os demais cargos.
D) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, ainda que reabilitado, e exercer efetivamente a profissão há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 5 (cinco) anos, nas eleições para os demais cargos.

Mais conteúdos dessa disciplina