Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
A advogada Karina representa os interesses Empresa X em determinado processo em que litiga contra a Empresa Y. Irritado, o cliente de Karina, representante da Empresa X, afirma que vai matar a tiros o representante da Empresa Y. Karina quer procurar as autoridades policiais, mas ficou preocupada com o sigilo profissional.
Sobre o caso, assinale a alternativa correta:
A) O sigilo profissional cederá em face de circunstâncias excepcionais que configurem justa causa, como nos casos de grave ameaça ao direito à vida e à honra ou que envolvam defesa própria.
B) O sigilo profissional não admite relativização.
C) O sigilo profissional cederá apenas nos casos de grave ameaça ao direito à vida.
D) O advogado deve sempre guardar sigilo sobre o que tenha conhecimento em razão do seu ofício, sem exceções.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao sigilo profissional do advogado e as situações em que ele pode ser relativizado. A) O sigilo profissional cederá em face de circunstâncias excepcionais que configurem justa causa, como nos casos de grave ameaça ao direito à vida e à honra ou que envolvam defesa própria. - Esta alternativa está correta, pois o Código de Ética e Disciplina da OAB prevê que o sigilo pode ser quebrado em situações que envolvam risco à vida ou à integridade física de terceiros. B) O sigilo profissional não admite relativização. - Esta alternativa está incorreta, pois existem exceções em que o sigilo pode ser relativizado, como mencionado na alternativa A. C) O sigilo profissional cederá apenas nos casos de grave ameaça ao direito à vida. - Esta alternativa é parcialmente correta, mas é limitada, pois não considera outras situações, como a defesa própria ou a honra. D) O advogado deve sempre guardar sigilo sobre o que tenha conhecimento em razão do seu ofício, sem exceções. - Esta alternativa é incorreta, pois não leva em conta as situações excepcionais em que o sigilo pode ser quebrado. Portanto, a alternativa correta é: A) O sigilo profissional cederá em face de circunstâncias excepcionais que configurem justa causa, como nos casos de grave ameaça ao direito à vida e à honra ou que envolvam defesa própria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A advogada Rita, em situação regular perante a OAB, deseja candidatar-se ao cargo de conselheiro de um Conselho Seccional da OAB.
Considerando as informações acima e o disposto no Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta.
A) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 5 (cinco) anos, nas eleições para os demais cargos.
B) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de 2 (dois) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os demais cargos.
C) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os demais cargos.
D) O candidato deve comprovar situação regular perante a OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, ainda que reabilitado, e exercer efetivamente a profissão há mais de 3 (três) anos, nas eleições para os cargos de Conselheiro Seccional e das Subseções, quando houver, e há mais de 5 (cinco) anos, nas eleições para os demais cargos.

Mais conteúdos dessa disciplina