Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

UNICARIOCA

É correto afirmar que:


 A criminalidade econômico-empresarial é reconhecida na doutrina e na jurisprudência, sendo pauta forense após a Constituição Federal de 1988, que deu dignidade penal a bens jurídicos imateriais e de natureza supraindividual.

 Os programas de Compliance não devem ser incentivados por lei ou pelas autoridades públicas, pois são instrumentos facultativos à iniciativa privada.

 A lei determina a diminuição de sanção penal de uma empresa em função da existência de efetivos programas de Compliance.

 No ambiente empresarial, a estrutura do Compliance deve obrigatoriamente ser externa, sendo vedado o recurso à estrutura interna de controle.

User badge image
Kauan Cazuza

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as afirmações uma a uma: 1. A criminalidade econômico-empresarial é reconhecida na doutrina e na jurisprudência, sendo pauta forense após a Constituição Federal de 1988, que deu dignidade penal a bens jurídicos imateriais e de natureza supraindividual. - Correto. A Constituição de 1988 realmente trouxe uma nova perspectiva sobre a proteção de bens jurídicos, incluindo os imateriais. 2. Os programas de Compliance não devem ser incentivados por lei ou pelas autoridades públicas, pois são instrumentos facultativos à iniciativa privada. - Incorreto. Embora os programas de Compliance possam ser facultativos, há incentivos legais e regulamentares que promovem sua adoção. 3. A lei determina a diminuição de sanção penal de uma empresa em função da existência de efetivos programas de Compliance. - Correto. A legislação brasileira prevê atenuantes para empresas que implementam programas de Compliance eficazes. 4. No ambiente empresarial, a estrutura do Compliance deve obrigatoriamente ser externa, sendo vedado o recurso à estrutura interna de controle. - Incorreto. A estrutura de Compliance pode ser interna, e muitas empresas optam por desenvolver suas próprias políticas e controles internos. Portanto, a primeira e a terceira afirmações estão corretas, enquanto a segunda e a quarta estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina