Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), assinale a alternativa CORRETA.
A respeito dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), assinale a alternativa CORRETA.
a) Os DSS são exclusivamente ligados ao setor da saúde.
b) Os determinantes sociais levam em consideração, exclusivamente, o enfoque médico-biológico do processo de saúde e doença.
c) O encontro do agente etiológico e do suscetível no meio ambiente é o fator determinante que explica todos os casos de doenças não transmissíveis na sociedade.
d) Os DSS não são promotores de iniquidade.
e) Os DSS envolvem as condições de vida e de trabalho dos indivíduos
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS): a) Os DSS são exclusivamente ligados ao setor da saúde. - Incorreto, pois os DSS abrangem fatores sociais, econômicos e ambientais que influenciam a saúde, não se limitando apenas ao setor da saúde. b) Os determinantes sociais levam em consideração, exclusivamente, o enfoque médico-biológico do processo de saúde e doença. - Incorreto, pois os DSS consideram uma abordagem mais ampla, incluindo fatores sociais e econômicos, não apenas o enfoque médico-biológico. c) O encontro do agente etiológico e do suscetível no meio ambiente é o fator determinante que explica todos os casos de doenças não transmissíveis na sociedade. - Incorreto, pois essa afirmação simplifica demais a complexidade das doenças não transmissíveis, que são influenciadas por diversos fatores sociais e ambientais. d) Os DSS não são promotores de iniquidade. - Incorreto, pois os DSS podem, sim, promover iniquidades em saúde, dependendo das condições sociais e econômicas. e) Os DSS envolvem as condições de vida e de trabalho dos indivíduos. - Correto, pois os DSS realmente incluem fatores como condições de vida, trabalho, educação, renda, entre outros, que afetam a saúde das pessoas. Portanto, a alternativa correta é: e) Os DSS envolvem as condições de vida e de trabalho dos indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São diretrizes prioritárias em relação à Política Nacional de Medicamentos no Brasil: I. Regulamentação sanitária de medicamentos. II. Promoção do uso racional de medicamentos. III. Reorientação da assistência farmacêutica. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) III, apenas.
D) II e III, apenas.

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) foi uma estratégia importante para a promoção do uso racional de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação à RENAME, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação à RENAME, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A RENAME apresenta o conjunto dos medicamentos a serem disponibilizados e ofertados aos usuários no SUS, visando à garantia da integralidade do tratamento medicamentoso.
b) Os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas definem as linhas de cuidado para cada situação clínica e indicam a melhor abordagem terapêutica em cada fase evolutiva do agravo, sendo, portanto, fundamentais para acesso a medicamentos no SUS.
c) Os medicamentos básicos essenciais para o SUS e descritos na RENAME incluem plantas medicinais, drogas e derivados vegetais para manipulação das preparações dos fitoterápicos, matrizes homeopáticas e tinturas-mãe; e os medicamentos sulfato ferroso e ácido fólico do Programa Nacional de Suplementação de Ferro.
d) A RENAME tem como objetivo a garantia do acesso a medicamentos e insumos exclusivamente para agravos específicos e contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS, como: tuberculose, hanseníase, malária, leishmaniose, doença de chagas, cólera, esquistossomose, leishmaniose, filariose, meningite, oncocercose, peste, tracoma, micoses sistêmicas e outras doenças decorrentes e perpetuadoras da pobreza. São garantidos, ainda, medicamentos para influenza, HIV/AIDS, doenças hematológicas, tabagismo e deficiências nutricionais, além de vacinas, soros e imunoglobulinas.

Mais conteúdos dessa disciplina