Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os números ordinais, em Libras, classificam a ordem de pessoas, de objetos, dentre outras coisas.
II. ( ) Os sinais dos números ordinais parecem-se com os dos números cardinais, no entanto, nos ordinais, há acréscimo de movimento.
• F, V, F, V.
• V, V, F, F.
✓ F, F, V, V.
• F, V, V, F.
• V, F, F, V.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os números ordinais em Libras: I. ( ) Os números ordinais, em Libras, classificam a ordem de pessoas, de objetos, dentre outras coisas. É verdadeira (V). Os números ordinais realmente servem para classificar a ordem de elementos, como primeiro, segundo, terceiro, etc. II. ( ) Os sinais dos números ordinais parecem-se com os dos números cardinais, no entanto, nos ordinais, há acréscimo de movimento. É verdadeira (V). Os sinais dos números ordinais têm semelhanças com os cardinais, mas geralmente incluem um movimento adicional para indicar a ordem. Portanto, a sequência correta é: V, V. Analisando as alternativas apresentadas: • F, V, F, V. (Incorreta) • V, V, F, F. (Incorreta) ✓ F, F, V, V. (Incorreta) • F, V, V, F. (Incorreta) • V, F, F, V. (Incorreta) Nenhuma das alternativas apresentadas corresponde à sequência correta que é V, V. Parece que houve um erro nas opções. Se precisar de mais ajuda, estou à disposição!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em Libras, existem sinais que representam o tempo e o calendário. É possível situar na língua de sinais a passagem do tempo e dizer algo que acontecerá em breve, bem como situar onde estamos no tempo.
A partir da análise do quadro acima, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os sinais dos dias da semana, salvo algumas variações regionais, são feitos na região do rosto.
II. ( ) Na Libras, não há representação, em sinais, para os dias da semana, dessa forma, eles precisam ser soletrados.
III. ( ) O sinal de “sábado”, em outro contexto, pode significar, também, o sinal da cor “laranja” ou da fruta “laranja”.
IV. ( ) Os sinais que representam os dias da semana não podem ser utilizados em outros contextos, pois eles são fixos.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, V, F, F.

Na Libras, os números também são representados por algumas configurações de mãos. Esses símbolos podem representar medida, ordem ou quantidade, assim como é possível utilizá-los em qualquer operação matemática.
Considerando o quadro acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Os números cardinais, em Libras, podem ser utilizados para representar números de casa, idade, telefone etc.
II. Os números cardinais, em Libras, só podem ser usados em um único contexto, para representar números de telefone, residencial, dentre outros.
III. Os números cardinais podem representar, também, quantidade, mas nesse contexto, algumas configurações de mão mudam.
IV. Os números cardinais, em Libras, podem ser desenhados no ar com a representação simbólica da forma escrita na língua portuguesa.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.

Reflita sobre a seguinte afirmação: “(...) o processo das crianças surdas adquirindo língua de sinais ocorre em período análogo à aquisição da linguagem em crianças adquirindo uma língua oral-auditiva.
A partir dessa reflexão, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O aprendizado de duas línguas, da língua de sinais e de uma língua oral, para uma criança surda, é de suma importância.
II. Assim ela desenvolverá a sua faculdade de linguagem em culturas diferentes e poderá se adaptar a contextos diferentes, efetivando-se assim a sua inclusão social.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

Na Libras, estima-se que tenham 64 configurações de mãos diferentes. Com elas, é possível realizar vários sinais fazendo uma combinação de configuração de mãos, movimentos, expressões corporais e faciais etc.
A partir da observação do quadro acima, marque a alternativa correta:
O alfabeto manual em Libras é constituído por configurações de mãos que representam as letras do alfabeto da língua portuguesa.
Para se comunicar em Libras, é necessário apenas que se aprenda o alfabeto manual, pois, com ele, é possível estabelecer um diálogo com as pessoas surdas.
O alfabeto manual não é imprescindível, pois, uma vez que se aprende os sinais em Libras, é possível conversar sobre qualquer assunto.
O alfabeto manual é utilizado exclusivamente para se soletrar o nome das pessoas, não havendo necessidade de usá-lo em outro contexto.
É muito importante aprender o alfabeto manual, pois ele é padrão em todas as línguas de sinais. Uma vez que se aprende, é possível conversar com surdos de todo o mundo.

Leia as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na Libras, os sinais são feitos utilizando uma única mão, de preferência, a mão dominante. II. ( ) A Libras pode ser sinalizada com o uso de uma mão ou das duas mãos simultaneamente, ou de forma alternada e consecutiva. III. ( ) Na Libras, quando se começa a frase utilizando uma mão só, ou as duas, toda a sequência dos sinais deverá manter o mesmo padrão. IV. ( ) O uso de uma ou duas mãos na sinalização dependerá da própria constituição do sinal a ser utilizado.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina