Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Anhanguera

Texto I    A Lei n. 11.419 pode ser abreviada por LIPJ – Lei da Informatização do Processo Judicial. Vale acentuar que o seu art. 1º trata da: tram...

Texto I 

 

A Lei n. 11.419 pode ser abreviada por LIPJ – Lei da Informatização do Processo Judicial. Vale acentuar que o seu art. 1º trata da: tramitação de processos judiciais; comunicação de atos; e transmissão de peças processuais.

 

E, de acordo com o seu art. 8º, os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais. Já o art. 193 do CPC de 2015 prevê que “os atos processuais podem ser total ou parcialmente digitais, de forma a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico, na forma da lei”.

 

Além disso, a Lei n. 11.419 é aplicável aos processos: civis, penais, trabalhistas, aos juizados especiais (LIPJ, art. 1, § 1). Também às cartas precatórias e rogatórias (LIPJ, art. 7) e às comunicações entre órgãos do Poder Judiciário (LIPJ, art. 7).

 

Fonte: TEIXEIRA, T. Direito Digital e Processo Eletrônico. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2022. 

 

 

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

 

(  )  Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais.

(  )   No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações serão feitas por meio eletrônico. 

( )  O Juízo 100% Digital é um modelo criado pelo CNJ em que não se permite incorporação de serviços prestados presencialmente, como, por exemplo, central presencial de cumprimento de mandados.

(  )  A escolha pela modalidade do Juízo 100% Digital é da parte autora no ajuizamento da ação, não cabendo contestação pela parte ré.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.

V – F – V – F.

b.

V – F – V – V.

c.

F – F – V – V.

d.

V – V – V – F.

e.

V – V – F – F.


User badge image
jessica muller

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a Lei n. 11.419 e o processo eletrônico: ( ) Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais. É verdadeira (V). O texto menciona que os órgãos do Poder Judiciário têm a possibilidade de desenvolver sistemas eletrônicos para o processamento de ações judiciais. ( ) No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações serão feitas por meio eletrônico. É falsa (F). Embora o processo eletrônico favoreça a comunicação eletrônica, nem todas as citações, intimações e notificações são obrigatoriamente feitas por meio eletrônico, pois existem exceções e situações específicas que podem exigir outros meios. ( ) O Juízo 100% Digital é um modelo criado pelo CNJ em que não se permite incorporação de serviços prestados presencialmente, como, por exemplo, central presencial de cumprimento de mandados. É verdadeira (V). O modelo de Juízo 100% Digital realmente não permite a incorporação de serviços presenciais, sendo totalmente digital. ( ) A escolha pela modalidade do Juízo 100% Digital é da parte autora no ajuizamento da ação, não cabendo contestação pela parte ré. É falsa (F). A escolha pela modalidade do Juízo 100% Digital não é exclusiva da parte autora, pois a parte ré pode contestar essa escolha, dependendo do caso. Portanto, a sequência correta é: V – F – V – F. A alternativa correta é a) V – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina