Buscar

Descreva o funcionamento de receptores enzimáticos, como por exemplo do da insulina.

💡 2 Respostas

User badge image

Diogo Gomes

Os receptores enzimáticos possuem duas regiões: uma região receptora, no lado extracelular da membrana celular, e uma região enzimática, no lado citoplasmático. A ligação do Ligante ao Receptor ativa a enzima. As enzimas dos receptores enzimáticos são proteínas cinase como a tirosina cinase (TK) ou guanilato ciclase. À partir da ativação da enzima tem início uma reação em cadeia ou Cascata, que nada mais é do que a conversão/ativação de moléculas que estavam inativas em moléculas ativas.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um dos principais mecanismos que garantem o funcionamento integrado nos organismo pluricelulares é o da Sinalização Celular. As células se comunicam, mandando sinais elétricos ou químicos, os quais regulam as atividades celulares, respostas a estímulos do meio ambiente e outras.


Receptores e ligantes possuem várias formas, mas todas têm uma coisa em comum: existem em pares estreitamente alinhados, com um receptor reconhecendo apenas um (ou poucos) ligantes específicos, e um ligante se ligando a apenas um (ou poucos) receptores alvos. A ligação de um ligante a um receptor muda sua forma ou atividade, permitindo-lhe transmitir um sinal ou produzir diretamente uma mudança dentro da célula.


Ligantes de peptídeo (proteína) compõem a maior e mais diversa classe de ligantes solúveis em água. Por exemplo, fatores de crescimento, hormônios como a insulina, e certos neurotransmissores são classificados nesta categoria. Ligantes de peptídeo podem variar de apenas alguns aminoácidos de comprimento, como as encefalinas supressoras de dor, a uma centena ou mais de aminoácidos de comprimento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais