Buscar

Direito Penal

Tiburcio praticou um crime na França e foi condenado a 5 anos de reclusão, como o crime é sujeito a lei Brasileira ele também foi condenado a 4 anos de reclusão no Brasil, cumpriu a pena no exterior e voltou para o Brasil onde foi preso por existir mandado de prisão expedido pela justiça brasileira. Diante da situação hipotética, responda e justifique sua resposta:

a - A prisão foi legal pois  é irrelevante para a lei brasileira a pena cumprida no exterior

b - Houve  exaurimento da sanção penal cabível e Tiburcio não estará sujeito ao cumprimento da pena imposta no Brasil, pois a pena cumprida no exterior foi superior.

c - A pena cumprida por Tiburcio no exterior será considerada circunstância atenuante e a pena fixada no Brasil será objeto de nova dosimetria.

 

 
 

💡 2 Respostas

User badge image

Stela Mary

Querido, Joaldi Rocha, espero ajudar...vamos as respostas! a)A prisão nesse caso foi ilegal. O caso que você trouxe à baila trata-se do fenômeno da extraterritorialidade da lei brasileira. Tiburcio praticou um crime na França e foi condenado a 5 anos de reclusão, como o crime é sujeito a lei Brasileira ele também foi condenado a 4 anos de reclusão no Brasil, cumpriu a pena no exterior e voltou para o Brasil onde foi preso por existir mandado de prisão expedido pela justiça brasileira. 

 

A pena cumprida por Tiburcio no exterior será considerada circunstância atenuante e a pena fixada no Brasil será objeto de nova dosimetria. NÃO!

Nesse caso, não é irrelevante a pena cumprida por Tiburcio no exterior, pois as duas penas (tanto a do exterior quanto a do Brasil) são da mesma qualidade, duas penas privativas de liberdade. Devendo, portanto, a sanção aplicada no Brasil ser abatida a pena cumprida no estrangeiro. Se ele cumpriu 5 anos no exterior e foi processado e condenado a 4 anos no Brasil, já está extinta a punibilidade do agente. Deverá ser abatido os 5 anos que ele cumpriu no exterior, consoante o art. 8 do Código Penal, por força do princípio do non bis in idem.

A resposta é a B. Houve  exaurimento da sanção penal cabível e Tiburcio não estará sujeito ao cumprimento da pena imposta no Brasil, pois a pena cumprida no exterior foi superior.

1
Dislike0
User badge image

Stela Mary

Obs: Ressalte-se que, a sanção aplicada no Brasil será abatida e não atenuada (como falei a pouco) a pena cumprida no exterior, pois as duas penas são da mesma qualidade, ou seja, privativas de liberdade. Tiburcio praticou um crime na França e foi condenado a 5 anos de reclusão, como o crime é sujeito a lei Brasileira ele também foi condenado a 4 anos de reclusão. Parte final da redação do Art. 8. (NELA É COMPUTADA QUANDO IDÊNTICAS). 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais