Ed
ano passado
Vamos analisar as asserções: I- O ATP é considerado a "moeda energética" do trabalho fisiológico, provém do alimento, que após consumido, é digerido, e a energia dele é extraída e conservada na molécula de ATP que, ao sofrer a hidrólise, libera essa energia para que as reações químicas possam acontecer, como é o caso da contração muscular para a realização de atividades físicas, por exemplo. Essa asserção é verdadeira. O ATP realmente é a principal forma de energia utilizada pelas células e sua hidrólise libera energia para diversas reações, incluindo a contração muscular. II- O ATP é armazenado na célula em grande quantidade, assim, para garantir a continuidade da oferta desse substrato, o organismo tem de equilibrar as taxas de utilização e síntese com a ação dos sistemas de fornecimento de energia, quando entra o mecanismo exclusivamente aeróbico. Essa asserção é falsa. O ATP não é armazenado em grandes quantidades nas células; ele é produzido e utilizado rapidamente. O organismo precisa constantemente sintetizar ATP para atender à demanda energética. Agora, analisando as alternativas: A) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. (Incorreta, pois a primeira é verdadeira.) B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. (Incorreta, pois a segunda é falsa.) C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. (Correta, pois a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.) D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. (Incorreta, pois a segunda é falsa.) Portanto, a alternativa correta é: C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material