Buscar

Cheque

Boa tarde.. Alguem sabe me responder esta pergunta.

Expliqueo que acontece com o sacador que emite cheque sem a necessaria provisão de fundo.

💡 3 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

O cheque devolvido por falta de provisão de fundos, pela primeira vez (motivo 11), não traz consequências mais sérias para o emitente.

Contudo, se for devolvido pela segunda vez (motivo 12), o nome do emitente irá para o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo) do Banco Central do Brasil, por um período de 5 anos. Negativado no CCF, o nome do emitente também irá, pelo mesmo prazo, figurar no SPC, Serasa e outros cadastros de inadimplentes.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Armindo De Castro Júnior

O emitente (sacador), no âmbito administrativo, se o cheque for devolvido sem provisão de fundos, por duas vezes, terá seu nome inserido no CCF - Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central do Brasil. Em consequência, seu nome será negativado (Serasa, SPC, etc) e não poderá mais ter talão de cheques em qualquer banco.

Na esfera criminal, pode haver a configuração de crime de estelionato mediante cheque (Código Penal, art. 171, § 2º, VI).

O cheque poderá ainda ser levado a protesto ou execução.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

O sacador pode ser Executado na Justiça, através de uma ação de execução, no prazo de 6 meses, a contar da apresentação no banco. Cheques são, justamente, títulos executivos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais