Logo Passei Direto
Buscar
O óvulo barra a entrada de vários espermatozoides para seu interior a fim de impedir a poliespermia humana. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE justifica esse ato.
A) Há alteração da polaridade elétrica da membrana plasmática ovular aos íons Na+ e K+; antes da fecundação, o interior da membrana plasmática do óvulo é carregado positivamente, gerando uma onda de polarização por toda a superfície do óvulo, impedindo que outros espermatozoides se unam a ela.
B) Com a entrada do primeiro espermatozoide e a polarização da membrana ovular, as enzimas dos grânulos corticais atuam sobre a membrana pelúcida, alterando os receptores presentes no envoltório ovular, os quais perdem a capacidade de se ligarem a outros espermatozoides.
C) Na ejaculação, são liberados cerca de 300 milhões de espermatozoides; poucos atingem a tuba uterina, e um só fecunda o óvulo, que está na prófase II da meiose I. Para haver a gravidez, o espermatozoide penetra no óvulo, que chega ao final da meiose, surgindo o zigoto ou mórula, primeira célula do futuro mamífero.
D) O óvulo humano é um ovócito primário, revestido por uma camada de lipoproteínas aderidas à membrana plasmática ovular, membrana ou zona pelúcida ou envelope vitelínico, sendo este último recoberto por camadas de células foliculares que constituem eficiente revestimento protetor do gameta feminino. Todos são obstáculos que o espermatozoide deve ser capaz de vencer.
E) A reação acrossômica é um mecanismo que garante a entrada dos espermatozoides no óvulo e a ocorrência da fecundação. Nessa reação, o acrossomo do espermatozoide libera enzimas, tais como a hialuronidase, que abre um canal na zona pelúcida, por onde o espermatozoide penetra, e atinge a membrana plasmática do óvulo.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) Há alteração da polaridade elétrica da membrana plasmática ovular aos íons Na+ e K+; antes da fecundação, o interior da membrana plasmática do óvulo é carregado positivamente, gerando uma onda de polarização por toda a superfície do óvulo, impedindo que outros espermatozoides se unam a ela. Falso, a polarização elétrica ocorre, mas a descrição não é precisa em relação ao mecanismo de bloqueio da poliespermia. B) Com a entrada do primeiro espermatozoide e a polarização da membrana ovular, as enzimas dos grânulos corticais atuam sobre a membrana pelúcida, alterando os receptores presentes no envoltório ovular, os quais perdem a capacidade de se ligarem a outros espermatozoides. Verdadeiro, essa alternativa descreve corretamente o processo de bloqueio da poliespermia, onde a reação cortical altera a membrana pelúcida. C) Na ejaculação, são liberados cerca de 300 milhões de espermatozoides; poucos atingem a tuba uterina, e um só fecunda o óvulo, que está na prófase II da meiose I. Para haver a gravidez, o espermatozoide penetra no óvulo, que chega ao final da meiose, surgindo o zigoto ou mórula, primeira célula do futuro mamífero. Falso, a descrição da meiose do óvulo está incorreta, pois o óvulo não está na prófase II da meiose I, mas sim na metáfase II. D) O óvulo humano é um ovócito primário, revestido por uma camada de lipoproteínas aderidas à membrana plasmática ovular, membrana ou zona pelúcida ou envelope vitelínico, sendo este último recoberto por camadas de células foliculares que constituem eficiente revestimento protetor do gameta feminino. Todos são obstáculos que o espermatozoide deve ser capaz de vencer. Falso, embora a descrição do óvulo esteja correta, não aborda diretamente o mecanismo de bloqueio da poliespermia. E) A reação acrossômica é um mecanismo que garante a entrada dos espermatozoides no óvulo e a ocorrência da fecundação. Nessa reação, o acrossomo do espermatozoide libera enzimas, tais como a hialuronidase, que abre um canal na zona pelúcida, por onde o espermatozoide penetra, e atinge a membrana plasmática do óvulo. Falso, a reação acrossômica é um passo inicial para a fecundação, mas não é um mecanismo que impede a poliespermia. Com base na análise, a alternativa correta que justifica o ato de impedir a poliespermia é: B) Com a entrada do primeiro espermatozoide e a polarização da membrana ovular, as enzimas dos grânulos corticais atuam sobre a membrana pelúcida, alterando os receptores presentes no envoltório ovular, os quais perdem a capacidade de se ligarem a outros espermatozoides.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a coleta e a preparação da amostra, assinale a alternativa CORRETA:
A) Na coleta de sêmen em casa, o homem deve receber instruções claras, orais ou por escrito, sobre o processo de coleta e o transporte da amostra. As instruções devem enfatizar que a amostra de sêmen precisa ser incompleta, pois não é necessário coletar todo o conteúdo ejaculado. O transporte da amostra pode ser feito em até 3 horas após a coleta.
B) Na coleta de sêmen para fins de diagnóstico ou pesquisa, a amostra deve ser obtida por meio de masturbação e ejaculada em um recipiente limpo, de boca larga, feito de vidro ou plástico, de um lote que tenha sido confirmado como não tóxico para os espermatozoides. O recipiente para amostras deve ser mantido à temperatura ambiente, entre 20 e 37°C.
C) Normalmente, executa-se o exame macroscópico após a liquefação do líquido seminal em banho-maria a 20°C durante 2 horas. Nesse mesmo exame, observam-se também a motilidade e a vitalidade dos espermatozoides. Em seguida, realiza-se a coloração utilizando-se o corante Fast Green, executando o protocolo de preparação.
D) No exame microscópico, que deve ser executado 10 horas após a coleta em liquefação a 20°C em banho-maria, são observados volume, cor, cheiro, pH, viscosidade e consistência.
E) No método de coloração, uma vez que os esfregaços de sêmen tenham sido secos ao ar, eles devem ser fixados e corados para destacar os detalhes dos espermatozoides. A fixação tradicional e a coloração sequencial envolvem as seguintes etapas: etanol, água destilada, lugol, solução de Scott, EA 50 e violeta cristal, respectivamente.

Mais conteúdos dessa disciplina