Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a Farmacopeia Brasileira (BRASIL, 2019), elixir é:
a. Uma preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcóolica de uso oral.
b. Uma preparação farmacêutica líquida igual xarope.
c. Uma preparação farmacêutica em comprimido com sabor.
d. Uma preparação farmacêutica líquida sem sabor e viscosa.
e. Uma preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcóolica de uso oral.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Analisando as alternativas sobre a definição de elixir segundo a Farmacopeia Brasileira: a) Uma preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcóolica de uso oral. - Esta definição está correta, pois elixires são, de fato, preparações líquidas que contêm álcool e são destinadas ao uso oral. b) Uma preparação farmacêutica líquida igual xarope. - Esta definição está incorreta, pois xaropes são geralmente mais viscosos e não contêm álcool. c) Uma preparação farmacêutica em comprimido com sabor. - Esta definição está incorreta, pois elixires não são comprimidos. d) Uma preparação farmacêutica líquida sem sabor e viscosa. - Esta definição está incorreta, pois elixires são límpidos e podem ter sabor, além de não serem viscosa. e) Uma preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcóolica de uso oral. - Esta alternativa é idêntica à letra "a" e também está correta. Portanto, as alternativas corretas são a) e e), mas como a pergunta pede uma única resposta, a melhor escolha é a) Uma preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcóolica de uso oral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os elixires são divididos em dois tipos: a. Viscosos e não viscosos. b. Doces e amargos. c. Alcoólicos e não alcoólicos. d. Medicamentosos e não medicamentosos. e. Solúveis e não solúveis.

Os xaropes são preparações aquosas de uso oral compostas de altas concentrações de sacarose entre 60 a 85% e se caracterizam por:
1- Intenso sabor doce, agradável e elevada viscosidade.
2- São soluções que podem ser aromatizadas e coradas. Em função dessas características são amplamente empregados como veículos de preparações líquidas com finalidade de mascarar sabor desagradável.
3- No entanto, sempre é a forma farmacêutica mais adequada, uma vez que a sacarose diminui a velocidade de esvaziamento gástrico.
4- Os xaropes apresentam um alto crescimento microbiano em função da indisponibilidade de água na formulação e decorrente das elevadas concentrações de sacarose (60 a 85%).
a. 1 e 2 estão corretas.
b. 1, 3 e 4 estão corretas.
c. Todas estão corretas.
d. Todas são falsas.
e. 3 e 4 estão corretas.

As suspensões são formas farmacêuticas líquidas que se enquadram dentro dos sistemas dispersos, uma vez que as partículas do fármaco (fase dispersa) estão homogeneamente distribuídas pelo veículo (fase dispersante). São razões para escolha desta forma farmacêutica:
1- Veicular fármacos de baixa solubilidade.
2- Dificuldade de ajustar doses.
3- Fácil deglutição.
4- Impedir absorção pelo estômago.
5- Possibilidade de prolongar efeito terapêutico quando administrado via intramuscular ou subcutânea.
a. 1, 3 e 5 estão corretas.
b. 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
c. Todas estão corretas.
d. Todas estão erradas.
e. 1, 3, 4 e 5 estão corretas.

As suspensões podem ser classificadas de diferentes maneiras, conforme a característica considerada, que pode ser em relação às fases dispersa ou dispersante, assim como via de administração. Como é de conhecimento, é possível preparar suspensões para atender variadas vias de administração, entretanto, durante o desenvolvimento da formulação devem ser levadas em consideração as características de cada uma delas. Identifique-as: 1 Suspensões orais 2 Suspensões tópicas 3 Suspensões injetáveis 4 Suspensões oftálmicas 5 Suspensões nasais 6 Suspensões auriculares 7 Suspensões retais ( ) Os requisitos para este tipo de preparação são os mesmos para as suspensões de uso oral, evidentemente, sem a necessidade da utilização de componentes para mascaramento de sabor. ( ) Considerando a região de administração, este tipo de preparação geralmente é disponibilizada na forma de spray, dessa forma, o veículo deve ser mais aquoso e com menor viscosidade, de modo a facilitar atomização da formulação e dispensação das gotas. ( ) Devem possuir viscosidade adequada para permitir a aderência da formulação à superfície de aplicação. ( ) Assim como nas formulações injetáveis, além da condição de esterilidade, a utilização de componentes com tamanho de partícula reduzido é condição importante para a obtenção dessas suspensões. ( ) Nestas formulações é de extrema importância o mascaramento do sabor do fármaco, geralmente com a utilização de excipientes que são solubilizados no veículo, como flavorizantes e edulcorantes. Além destes, em alguns casos, observa-se também o emprego de corantes. ( ) Para este tipo de formulação, o tamanho de partícula da fase interna e a viscosidade da fase externa são fatores que podem afetar a liberação do ativo. É condição fundamental a esterilidade. ( ) Precisam ter um tamanho de partícula reduzido, usualmente entre entre 10 a 100 μm. Quando não se tem esse cuidado e a formulação apresenta partículas grandes, o produto pode ter a característica de aspereza.
a. 7, 5, 6, 4, 1, 3, 2.
b. 7, 4, 5, 6, 3, 2, 1.
c. 3, 5, 4, 7, 1, 6, 2.
d. 7, 1, 3, 2, 4, 5, 6.
e. 3, 5, 2, 4, 1, 6, 7.

Mais conteúdos dessa disciplina