Buscar

por que a descrição da mecânica quântica de átomos polieletronicos torna difícil definir um raio atômico preciso?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Com mais prótons no núcleo, a força atrativa dos elétrons para o núcleo é mais forte. Assim, a energia orbital torna-se mais negativa. A energia orbital também depende do tipo de orbital em que um elétron está localizado. Quanto menor o número de l, mais próximo fica do núcleo. Por exemplo, l = 0 é o orbital s.

Os orbitais S estão mais próximos do núcleo do que os orbitais p (l = 1) que estão mais próximos do núcleo do que os orbitais d (l = 2) que estão mais próximos dos orbitais f (l = 3). Mais elétrons criam o efeito de blindagem ou triagem. Blindagem ou triagem significa que os elétrons próximos ao núcleo impedem que os elétrons de valência externa se aproximem do núcleo. Os elétrons mais próximos do núcleo tentarão ficar o mais próximo possível do núcleo. Os elétrons externos / de valência que estão mais distantes do núcleo serão protegidos pelos elétrons internos. Portanto, os elétrons internos impedem que os elétrons externos formem uma forte atração pelo núcleo. O grau em que os elétrons estão sendo selecionados pelos elétrons internos pode ser mostrado por ns <np <nd <nf onde n é o nível de energia. Os elétrons internos serão atraídos para o núcleo muito mais do que os elétrons externos. Assim, as forças de atração dos elétrons de valência para o núcleo são reduzidas devido aos efeitos de proteção. É por isso que é mais fácil remover elétrons de valência do que os elétrons internos, portanto é mais difícil definir um raio atômico preciso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais