Logo Passei Direto
Buscar
A Educação escolástica é uma corrente filosófica nascida na Idade Média que se apresenta como um método de pensamento que integra o conhecimento filosófico postulado por Aristóteles com a revelação cristã através do estudo da Bíblia.

Sobre a Escolástica assinale as afirmativas CORRETAS:
I - Corrente filosófica que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV.
II - A Escolástica estabelece uma constante relação entre razão e fé, o pensamento teológico filosófico.
III - A Educação Escolástica tinha como objetivo principal acabar com as dúvidas e controvérsias sobre a existência de Deus.
IV - A Educação escolástica pretendia unir a crença cristã - fé (teologia) da lógica aristotélica - razão (filosofia).
V - Seu principal teólogo foi São Tomás de Aquino, tanto que a seus estudos é designado o nome de 'filosofia tomista'.

De acordo com as proposições acima, podemos afirmar que:
a. Somente a afirmativa V está correta.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d. Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
e. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
User badge image
EducacaoHistorica

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa sobre a Educação Escolástica: I - Corrente filosófica que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV. Verdadeiro, a Escolástica realmente dominou o pensamento cristão nesse período. II - A Escolástica estabelece uma constante relação entre razão e fé, o pensamento teológico filosófico. Verdadeiro, a Escolástica buscava integrar a razão e a fé, especialmente no contexto da teologia cristã. III - A Educação Escolástica tinha como objetivo principal acabar com as dúvidas e controvérsias sobre a existência de Deus. Falso, embora a Escolástica buscasse esclarecer questões teológicas, seu objetivo não era apenas acabar com dúvidas sobre a existência de Deus, mas sim desenvolver um entendimento mais profundo da fé e da razão. IV - A Educação escolástica pretendia unir a crença cristã - fé (teologia) da lógica aristotélica - razão (filosofia). Verdadeiro, esse é um dos principais objetivos da Escolástica, que buscava a harmonia entre a fé cristã e a razão aristotélica. V - Seu principal teólogo foi São Tomás de Aquino, tanto que a seus estudos é designado o nome de 'filosofia tomista'. Verdadeiro, São Tomás de Aquino é, de fato, um dos principais teólogos da Escolástica e sua obra é frequentemente referida como filosofia tomista. Agora, vamos compilar as informações: - I: Correta - II: Correta - III: Incorreta - IV: Correta - V: Correta Portanto, as afirmativas corretas são I, II, IV e V. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: b. Todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina