Logo Passei Direto
Buscar
Toda atividade desenvolvida pelo homem em uma determinada fábrica, independentemente do produto que processa em seus processos produtivos e que são levados ao mercado consumidor, visa atender as necessidades dos clientes, estes que enxergam valores agregados às matérias-primas que compõem o produto final. Isso só é possível em Engenharia de Produção a partir da elaboração de métodos que permitem aplicação direta no processamento dessas matérias-primas e que resultam nos "objeto de desejo" de uma fatia do mercado consumidor. Sendo assim, o parágrafo a seguir nos mostra a origem das palavras "método" e "engenharia" (não existe engenharia sem métodos que possam ser aplicados).A palavra "método" tem origem no idioma grego: methodos, composta de meta: "através de", "por meio", e de hodos: "via", "caminho". Já a palavra "engenharia" veio do latim ingenium, "talento", "qualidade", "genialidade", "habilidade", de in-, "em", mais gen-, da raiz de gignere, "produzir, gerar".Assim, considerando a etimologia de Engenharia de Métodos e o primeiro parágrafo, podemos dizer que:
a) A Engenharia de Métodos é a habilidade de analisar processos para gerar caminho para chegar ao fim (meta).
b) A Engenharia de Métodos é a habilidade de racionalizar um processo produtivo, gerando caminho para chegar ao fim (meta).
c) A Engenharia de Métodos é a habilidade de criar métodos de trabalho, visando o aumento da produtividade dos operários, gerando caminho para chegar ao fim (meta).
d) A Engenharia de Métodos é a habilidade de gerenciar estoques, gerando caminhos para chegar ao fim (meta).
e) A Engenharia de Métodos é a habilidade de produzir e gerar caminho para chegar ao fim (meta).
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base no texto apresentado e na etimologia de "método" e "engenharia". a) A Engenharia de Métodos é a habilidade de analisar processos para gerar caminho para chegar ao fim (meta). - Esta opção fala sobre análise, mas não menciona a racionalização ou a criação de métodos. b) A Engenharia de Métodos é a habilidade de racionalizar um processo produtivo, gerando caminho para chegar ao fim (meta). - Esta opção menciona a racionalização, que é um aspecto importante da Engenharia de Métodos. c) A Engenharia de Métodos é a habilidade de criar métodos de trabalho, visando o aumento da produtividade dos operários, gerando caminho para chegar ao fim (meta). - Esta opção é bastante completa, pois fala sobre a criação de métodos e o aumento da produtividade, que são fundamentais na Engenharia de Métodos. d) A Engenharia de Métodos é a habilidade de gerenciar estoques, gerando caminhos para chegar ao fim (meta). - Esta opção é muito específica e não abrange o conceito mais amplo de Engenharia de Métodos. e) A Engenharia de Métodos é a habilidade de produzir e gerar caminho para chegar ao fim (meta). - Esta opção é vaga e não aborda a análise ou a racionalização de processos. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com a definição e a etimologia de Engenharia de Métodos é: c) A Engenharia de Métodos é a habilidade de criar métodos de trabalho, visando o aumento da produtividade dos operários, gerando caminho para chegar ao fim (meta).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma indústria que fabrica embalagens para comestíveis deseja instalar uma quantidade de equipamentos suficiente para produzir 5.040.000 embalagens por ano.
Os equipamentos devem funcionar nos dois turnos da fábrica, cada um de oito horas diárias, sendo que esses equipamentos são utilizados apenas durante sete horas por turno e produzem uma embalagem a cada 0,2 minutos. Admitindo-se que não existem perdas na produção e que a fábrica trabalha 240 dias no ano, para o completo atendimento à demanda, o número de equipamentos, em unidade, a serem instalados é:
a) 2.
b) 1.
c) 5.
d) 4.
e) 3.

Considerando-se a tabela a seguir, fica claro as diferenças existentes entre Produto (Bem Manufaturado ou Tangível) e Serviços (Bem Intangível), ambos produzidos a partir de métodos aplicados a processos desenhados pelo engenheiro de produção, que, aplicados de forma coerente, resultarão em Produto ou Serviço. Fonte: O autor (2020).Em Engenharia de Produção, os processos que têm produtos como resultado são conhecidos como processos de conversão, pois transformam a matéria-prima em algo tangível - conforme o lado esquerdo da tabela acima. Já os processos que têm como resultado um serviço, são chamados de processos de transferência, pois há aplicação de tecnologia e habilidades próprias dos trabalhadores - conforme o lado direito da referida tabela.Como grande diferença nos processos de produção de serviços em relação aos processos de fabricação de manufaturados e nas metodologias adotadas nesses processos, podemos citar:
a) Nos processos que têm como resultado serviços, produção e consumo ocorrem de forma simultânea, já nos produtos manufaturados ocorre o contrário.
b) Nos processos de produção de serviço, a tecnologia é fundamental e por esse motivo depende menos das pessoas.
c) Nos processos de produção dos manufaturados os resultados são bens intangíveis e nos processos que têm como resultado serviços, esses são tangíveis.
d) Nos processos que têm como resultado serviços, podem ser dadas garantias, o que não ocorre com os processos que têm como resultado os manufaturados.
e) Tanto nos processos que têm como resultado manufaturados e nos processos que resultam em serviços não existem diferenças.

Mais conteúdos dessa disciplina