Logo Passei Direto
Buscar

Qual a sua opinião sobre português para surdos no ambiente regular de ensino?

User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

A inclusão do português para surdos no ambiente regular de ensino é fundamental para garantir que alunos surdos tenham acesso à educação de qualidade. É importante que os professores sejam capacitados para trabalhar com diferentes formas de comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o português escrito, promovendo um ambiente inclusivo. Isso ajuda a desenvolver habilidades linguísticas e sociais, além de respeitar a identidade cultural dos surdos. A interação entre alunos surdos e ouvintes também enriquece o aprendizado de todos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Aluno(a), vamos conhecer melhor quais são as oito resoluções do Congresso de Milão? (EIJI, s.d.):
1ª - Atestou a superioridade da articulação, declarando ser esta a melhor forma de reinserção das pessoas surdas à sociedade e ser o método oral o melhor na educação de pessoas surdas.
2ª - Afirmou que o uso simultâneo dos gestos e da oralidade prejudica a leitura labial e a articulação das pessoas surdas, declarando que um método puramente oral deveria ser adotado.
3ª - Considerou o enorme número de pessoas surdas não instruídas e que nem sempre as famílias e instituições eram capazes de suprir essa necessidade, estabelecendo, então, que é dever do governo assegurar que essas pessoas sejam educadas. A resolução foi aprovada por unanimidade.
4ª - Definiu que a melhor maneira de ensinar as pessoas surdas seria através de um método intuitivo, usando a associação da fala com palavras escritas, expondo as crianças desde cedo a livros e à gramática da língua escrita.
5ª - Alegou falta de livros didáticos suficientes para esses propósitos, declarando que é dever dos professores do sistema oral desenvolver e publicar os materiais necessários.
6ª - Baseou-se nos resultados de estudos com pessoas surdas que já não estavam mais na escola e declarou que essas pessoas não perderam suas habilidades de fala e leitura labial, mas sim as aprimoraram através da prática e leitura. Sendo assim, ficou definido que pessoas surdas devem comunicar-se usando apenas a fala.
7ª - Levou em consideração as necessidades especiais do ensino de pessoas surdas e recomendou a idade dos oito a dez anos como a melhor época para que as crianças surdas comecem sua vida escolar. Estabelece também que a educação dessas crianças deve durar de sete a oito anos, e que as classes devem ter até dez alunos.
8ª - Estabeleceu uma mudança gradual no método de ensino de instituições que faziam uso da língua de sinais, eliminando pouco a pouco o ensino por meio das línguas de sinais e implementando o método oral.

Mais conteúdos dessa disciplina