Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Em 2002 é lançado o II Plano Nacional de Direitos Humanos, resultado da revisão e do aperfeiçoamento do primeiro programa e incorporando as recomendações da IV Conferência Nacional de Direitos Humanos, ocorrida em 1999. Nesse sentido, analise as proposições abaixo:

I__ O conteúdo do segundo Plano reforça as orientações do primeiro e amplia os direitos a serem protegidos, especialmente mencionando direitos de identidade de gênero, enfatizando a violência intrafamiliar, o combate ao trabalho infantil e a luta pela inclusão de pessoas portadoras de deficiências.

II__Enquanto o I Plano Nacional dos Direitos Humanos privilegiou os direitos sociais, econômicos e culturais, o II Plano Nacional dos Direitos Humanos avança na proteção dos direitos civis e políticos.

III__ O II PNDH inclui a proteção de direitos à educação, à saúde, à previdência e à assistência social, à saúde mental, aos dependentes químicos e portadores de HIV/AIDS, ao trabalho, ao acesso à terra, à moradia, ao meio ambiente saudável, à alimentação, à cultura e ao lazer.

Marque a alternativa correta:
A. Os itens I, II e III estão corretos
B. Apenas os itens I e III estão corretos.
C. Apenas o item I está correto.
D. Apenas o item II está correto.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada proposição: I__ O conteúdo do segundo Plano reforça as orientações do primeiro e amplia os direitos a serem protegidos, especialmente mencionando direitos de identidade de gênero, enfatizando a violência intrafamiliar, o combate ao trabalho infantil e a luta pela inclusão de pessoas portadoras de deficiências. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o II PNDH realmente amplia a proteção de diversos direitos. II__ Enquanto o I Plano Nacional dos Direitos Humanos privilegiou os direitos sociais, econômicos e culturais, o II Plano Nacional dos Direitos Humanos avança na proteção dos direitos civis e políticos. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o II PNDH realmente faz um avanço na proteção dos direitos civis e políticos. III__ O II PNDH inclui a proteção de direitos à educação, à saúde, à previdência e à assistência social, à saúde mental, aos dependentes químicos e portadores de HIV/AIDS, ao trabalho, ao acesso à terra, à moradia, ao meio ambiente saudável, à alimentação, à cultura e ao lazer. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o II PNDH abrange todos esses direitos. Dessa forma, todos os itens I, II e III estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: A. Os itens I, II e III estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A análise sociopolítica da construção da causa dos direitos humanos no espaço público brasileiro envolve um conjunto de dimensões inter-relacionadas. Nesse sentido, pode-se mencionar como relevantes os seguintes aspectos:
Marque a alternativa correta:
I___ Os efeitos de conjuntura favoráveis ao ativismo internacional e às estratégias de sobrevivência de grupos políticos frente ao regime militar.
II___ A proliferação do ativismo onde se destacam a defesa de apenados, grupos sociais minoritários e a proteção da infância.
III___ Os efeitos de conjuntura desfavoráveis às intervenções internacionais junto aos grupos políticos organizados a favor do regime militar.
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item II está correto.
C. Apenas os itens I e III estão corretos.
D. Apenas o item I está correto.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

QUESTÃO. A demora da legitimação da agenda dos direitos humanos no Brasil, justamente em função de que "[...] temas de direitos humanos suscitavam reações depreciativas frequentemente associadas pela opinião pública, à defesa dos direitos de bandidos, à utopia de militantes que imaginavam uma sociedade despida de violência ou ainda à sede de vingança por parte de quem havia sido perseguido durante a ditadura militar" (Adorno, 2010, p. 5). Nesse sentido, analise as proposições abaixo:

I__ O conceito de direitos humanos assumido pelo primeiro Plano Nacional de Direitos Humanos reconhece o papel e a obrigação do Estado como órgão promotor dos direitos humanos, bem como a universalidade e indivisibilidade de tais direitos.

II__ A adoção de um conceito largo de direitos humanos, que engloba direitos civis e políticos, mas, também, econômicos, sociais e culturais pelo governo brasileiro - reforça perspectivas defendidas por organismos internacionais.

III__ Não houve referência aos direitos à livre orientação sexual e identidades de gênero, tendo sido privilegiada a preocupação com a redução da violência e do crime através de medidas ligadas à segurança pública.

IV__Destacam-se a transferência de julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por policiais militares para a justiça comum, a tipificação do crime de tortura, a criminalização do porte ilegal de armas e a criação do Estatuto dos Refugiados.

Estão corretas apenas:
A. I, II e IV.
B. Todas estão corretas.
C. I, III e IV.
D. I, II e III.
E. II, III e IV.

QUESTÃO. O significado da Constituição Federal de 1988 para a garantia dos direitos de cidadania no Brasil - e, em especial, para a elaboração e implementação de políticas públicas de efetivação destes direitos, só é compreendido plenamente quando contrastado com a situação de violação sistemática dos direitos fundamentais por parte do regime militar que antecedeu a Nova República. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo:

I__ No período ditatorial houve a ampliação dos direitos políticos, civil e sociais, especialmente os civis, através da liberdade de expressão massiva dos movimentos sociais que lutavam por garantia e ampliação de direitos plenos de cidadania.

II__ Talvez mais do que em outras áreas da política social, a compreensão da política de direitos humanos no Brasil implica um exame do período que a antecede, entendido como pressuposto para uma análise mais adequada da distância que marca a letra da lei das práticas de efetivação de direitos de cidadania por parte do Estado e da sociedade no Brasil.

III__Uma das heranças no período ditatorial para os direitos humanos foi a supressão dos direitos políticos entendidos em sentido lato direitos de associação, de expressão, de imprensa, de organização sindical e partidária, de eleições livres e diretas.

Marque a alternativa correta:
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas o item III está correto.
C. Apenas os itens II e III estão corretos.
D. Os itens I, II e III estão corretos.
E. Apenas o item II está correto.

As liberdades e garantias para os seres humanos interessam e obrigam cada Estado e a toda a comunidade internacional no que compete à Proteção Internacional dos Direitos Humanos. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:

I__ Os conflitos internacionais, principalmente as duas grandes guerras mundiais do século XX, os massacres de populações civis, os genocídios de grupos étnicos, religiosos, culturais, etc., e a permanente ameaça à paz internacional provocaram a criação de mecanismos e instrumentos controladores da ação dos Estados em respeito aos princípios do Direito Internacional, independentemente de nacionalidade, raça, sexo, idade, religião, opinião política e condição social.

II__O que passou a caracterizar a evolução dos direitos humanos durante o século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (19391945), foi a sua progressiva incorporação ao plano internacional (enquanto o século XIX se caracterizou por ser o momento do reconhecimento constitucional, em cada Estado, dos direitos fundamentais).

III__ O estabelecimento de mecanismos de controle das ações violadoras se chocou, assim, com um conceito ilimitado de soberania nacional que tem como corolário o princípio da Não-intervenção em assuntos de responsabilidade interna de cada Estado.

Marque a alternativa correta:
A. Apenas os itens I e III estão corretos.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas o item II está correto.
D. Apenas o item I está correto.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

Sobre os Diretos Fundamentais, analise as proposições abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ Quando uma pessoa mata a outra por ódio, por vingança ou para obter algum proveito, ou ainda para esconder alguma opinião, vaidade ou desejo, está cometendo um ato imoral, está ofendendo o bem maior, a vida, a que nenhum outro se iguala.
II___ A pena de morte é imoral. Primeiro, porque, ao aplicá-la contra alguém que não respeitou os direitos, o Estado também está desrespeitando um direito fundamental, que é o direito à vida. Segundo, porque, para sua aplicação, o poder público deve contratar alguém para matar, ou seja, para uma pessoa, usando dinheiro público, para cometer um assassinato legal.
III___ Necessidade de amor, compreensão, diálogo, de beleza, de liberdade, de gozar do respeito dos semelhantes, de ter suas crenças, de sonhar, de ter esperança. A vida só tem sentido na liberdade, igualdade, fraternidade e solidariedade. Só assim a dignidade será respeitada e se poderá conseguir paz e felicidade. Ser feliz: razão última da existência.
IV___ O sofrimento psíquico ou moral imposto a uma pessoa é igualmente grave em face de sua violência, sobretudo quando imposto a crianças. Ela é frágil e menos capaz de se proteger, tanto por sua fraqueza física, pelo seu insuficiente desenvolvimento psíquico e por não ter pleno conhecimento dos costumes dos adultos.
A. I, III e IV.
B. I, II, III e IV.
C. I, II e III.
D. II, III e IV.
E. I, II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina