O professor Luckesi (2005), afirma que avaliar a aprendizagem "é um ato de cuidar do estudante, tendo em vista a obtenção dos melhores resultados em termos de seu desempenho como ser humano e como aprendiz. Para tanto, a avaliação deve atuar, conjuntamente, como investigação e intervenção".
Tomando por base as palavras investigação e intervenção, pode-se afirmar que
a prática da avaliação como “investigação e intervenção” é um recurso que o serviço de supervisão deve utilizar ao final de cada ano letivo, para constatar o número de alunos em recuperação.
a prática da avaliação como “investigação e intervenção” é um recurso que a direção da escola e o serviço de supervisão devem utilizar apenas quando a maioria das notas dos alunos estiverem abaixo da média.
a prática da avaliação como investigação busca a compreensão da realidade apenas da sala de aula, enquanto a prática da avaliação como intervenção significa a tomada de decisão da supervisão em relação ao trabalho do professor.
a prática da avaliação como “investigação e intervenção” é um recurso usado pelo professor com o objetivo de classificar os alunos para que as turmas fiquem homogêneas e assim fica mais fácil o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
a prática da avaliação como “investigação e intervenção” é um recurso que o serviço de supervisão deve utilizar, juntamente com os professores que desejarem a melhoria ou a manutenção da qualidade de um determinado desempenho.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!