Logo Passei Direto
Buscar
Alternativa A: incorreta. Possivelmente, o estudante que optou por esta alternativa confundiu os conceitos de adaptar e preservar, visto que o verbo "bugar" é um neologismo que incorpora um termo estrangeiro, indicando adaptação. Assim, este exemplo não ilustra uma estabilidade lexical, e sim um comportamento linguístico mutável e dinâmico.

Alternativa B: incorreta. Possivelmente, o estudante que optou por esta alternativa não entendeu que o verbo "bugar" não preserva os sentidos originais da palavra inglesa "bug", mas altera o significado dentro do contexto do português. Como evidencia o uso do Texto I, o verbo "bugar" traz um novo significado adaptado da palavra inglesa "bug", que se refere, originalmente, a um erro em programas de computador.

Alternativa C: incorreta. Possivelmente, o estudante que optou por esta alternativa foi influenciado pela menção à abertura para inovações linguísticas, mas não se deu conta de ela incorretamente sugere que há uma necessidade intrínseca de o português se apoiar em outros idiomas para criar palavras novas, o que não se aplica. Na realidade, "bugar" é uma adaptação que demonstra a capacidade do português de incorporar palavras e significados de forma independente, refletindo a criatividade da língua ao responder a novas realidades e contextos, e não uma dependência de influências externas.

Alternativa E: incorreta. Possivelmente, o estudante que optou por esta alternativa não percebeu que a formação da palavra "bugar" mostra exatamente o oposto de uma uniformidade lexical. Visto que a língua é um organismo vivo que se beneficia da introdução de novas palavras, a introdução dessa palavra ilustra a capacidade de adaptação e a aceitação de inovações na língua, em vez de promover uma cautela excessiva.
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Parece que você está analisando alternativas sobre o uso do verbo "bugar" e suas implicações na língua portuguesa. Cada alternativa apresenta uma interpretação sobre a adaptação e a preservação de significados. Se precisar de ajuda para entender melhor algum conceito específico relacionado a isso, como neologismos, adaptações linguísticas ou a dinâmica da língua portuguesa, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Comentário: O infográfico apresenta uma pesquisa sobre as propagandas de alimentos vistas por crianças e adolescentes negros, comparando o conteúdo dessas propagandas com o das que são direcionadas a crianças e adolescentes brancos. Na pesquisa, observa-se que 34% das propagandas divulgam alimentos industrializados e ultraprocessados, 32% das propagandas promovem redes de fast food e demais restaurantes, 18% promovem outros alimentos não especificados, 12% promovem cereais e apenas 4% são dedicados à promoção de alimentos considerados saudáveis. Dessa maneira, é possível concluir que, somando a porcentagem de 34% e 32% das propagandas, 66% delas são destinadas a promover alimentos não saudáveis.
a) A presença de alimentos saudáveis nas propagandas é menor pelo fato de seu consumo ser menor.
b) Crianças e adolescentes negros são expostos ao dobro de anúncios sobre alimentos industrializados e ultraprocessados em comparação a crianças e adolescentes brancos.
c) Crianças e adolescentes negros têm acesso mais frequente a anúncios publicitários que promovem alimentos industrializados e ultraprocessados do que crianças e adolescentes brancos, e são o público-alvo desses anúncios.
d) A promoção de alimentos industrializados e ultraprocessados é maior, e há informações sobre investimentos nas propagandas desses tipos de alimento.
e) A promoção de alimentos industrializados e não saudáveis é maior, porém não há informações sobre investimentos nas propagandas desses tipos de alimento.

Mais conteúdos dessa disciplina